Não bastasse ser uma das regionais que mais se destacam quando o assunto é voluntariado, a regional Alto Paranaíba da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) precisava de mais. E foi pensando no slogan do DIA V, “Sou voluntário todo dia”, que surgiu a resposta: ampliar as ações de responsabilidade social para mais dias durante o ano.

Além das ações do DIA V, que é realizado sempre no primeiro domingo de dezembro de cada ano, a regional Alto Paranaíba decidiu instituir mais cinco dias que também têm o objetivo de estimular as práticas de voluntariado em cinco comunidades do município, o programa “Agenda V”.

Antes mesmo da realização do primeiro evento, o Projeto Comunidade Ativa, que é coordenado pela Polícia Militar, decidiu se juntar à coordenação do Agenda V. As associações de moradores dos bairros e diversas instituições de Patos de Minas também acabaram apoiando o projeto. Com esse suporte, ficou mais fácil levar os benefícios das ações voluntárias para as comunidades.

Os eventos do Agenda V foram realizados nos bairros Nossa Senhora de Fátima, Planalto, Cristavo (núcleo dos bairros Cristo Redentor, São José Operário e Santa Terezinha), Abner Afonso e Alto Colina (Caic). Durante as ações, foram beneficiadas mais de 5 mil pessoas com 110 ações voltadas para a valorização humana, cidadania, promoção à saúde, conscientização ambiental, além de apresentações artísticas, culturais e educativas.

Até o momento, 13 comitês já se inscreveram na regional Alto Paranaíba da Fiemg para participar do DIA V 2008, que será realizado no dia 7 de dezembro. Esses comitês prevêem realizar 32 ações em três municípios. Ao todo, serão quase 600 voluntários, que atingirão mais de 15 mil participantes. Entretanto, vale lembrar que estes números ainda poderão ser ampliados, pois as inscrições continuam abertas neste mês de novembro.

No ano passado, foram 1.063 comitês realizaram ações em 156 municípios de Minas Gerais e também do Brasil. Ao todo, foram mais de 53 mil voluntários, que ajudaram a promover mais de 4 mil ações como arrecadação e doação de alimentos, plantio de árvores, reformas, atendimentos de saúde, lazer, esportes, entre outras atividades.