Os proprietários de veículos com placa de final de 1 a 5 e que não pagaram o IPVA relativo a 2008 têm prazo até a próxima quinta-feira (31) para regularizar sua situação e receber o Certificado de Registro e Propriedade do Veículo (CRLV). Este documento, emitido pelo Detran/MG, é de porte obrigatório e será exigido a partir de 1º de agosto. Sem ele, o motorista poderá ter seu carro apreendido, pagar multa de R$ 191,53 e perder sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Em razão da greve dos Correios, que terminou na terça-feira (22), o Detran/MG decidiu prorrogar para 1º de setembro o prazo para começar a exigir o CRLV dos proprietários de veículos com placa de final de 6 a 0. Desta forma, aqueles que ainda não pagaram o IPVA 2008 tem até 31 de agosto para tomar essa providência.

De acordo com a Secretaria de Estado de Fazenda (SEF), cerca de um milhão de contribuintes continuam omissos do pagamento do IPVA e também da Taxa de Licenciamento. Essa pendência, bem como o não pagamento do seguro obrigatório e de eventuais multas, impede o Detran/MG de emitir o CRLV.