O avanço da Gripe A na região de Patos de Minas e as consequências da Gripe comum tem sido motivo de preocupação. A Superintendência Regional de Saúde confirmou, na última semana, duas mortes provocadas por Gripe na região. As vítimas são de Rio Paranaíba e Carmo do Paranaíba e os óbitos ocorreram em Patos de Minas.

A primeira vítima é uma mulher de 46 anos. Infectada pelo vírus H1N1, causador da chamada Gripe Suína, ela foi trazida às pressas para Patos de Minas e recebeu atendimento, mas morreu pouco depois. A segunda vítima fatal é um bebê de dois meses de Carmo do Paranaíba. O recém-nascido teve gripe comum e morreu também em Patos de Minas.

Além das duas mortes, a Superintendência Regional de Saúde investiga outros 31 casos suspeitos de gripe A registrados em Patos de Minas nas últimas semanas. Com o avanço da doença no Brasil, o momento é de precaução. Em Minas Gerais, o número de mortes em decorrência da gripe chegou a 114 na última semana, segundo balanço divulgado pelo Governo.

Em Patos de Minas, uma comissão foi montada para avaliar o momento e propor ações para evitar que ocorra uma epidemia de gripe na cidade. A Superintendência Regional de Saúde também está buscando parcerias para melhorar o controle da doença. A população também está sendo orientada a lavar sempre as mãos e usar álcool gel sempre que necessário.

Autor: Maurício Rocha