Buscando disseminar os benefícios da carne suína entre o público consumidor, assim como os novos cortes do produto disponíveis no mercado, a SUINCO iniciou um projeto piloto de degustação da carne suína. Primeira de muitas ações que serão realizadas pela cooperativa em diversas cidades do estado no trabalho de reposicionamento da imagem do produto aconteceu no supermercado instalado no Pátio Central Shopping. A degustação chamou a atenção das pessoas que faziam as suas compras. Durante a sua realização, um profissional preparou porções de alcatra e de picanha suína que podiam ser consumidas pelos clientes do supermercado.

De acordo com Caio Ferraz, Gerente Comercial da SUINCO, com a degustação a empresa buscou incentivar o consumo de alguns cortes diferenciados do produto, que dentro de alguns meses, com a conclusão da ampliação da unidade industrial da cooperativa, serão disponibilizados para o consumidor final. Além da alcatra e da picanha suína, os cortes promovidos com a ação foram o lombo envelopado, coroa de costela, o chã de dentro, o chã de fora e o filézinho suíno. Segundo Ferraz, “com a realização da degustação, a nossa intenção era a de difundir os tipos de corte e o seu modo de preparo, para criar uma cultura do consumo”.

Para João Antônio da Costa, Gerente do Açougue do Supermercado Bretas, a iniciativa foi, sem dúvida alguma, um acerto. “Somente nesse final de semana, tivemos uma margem de crescimento de 17% nas vendas de carne suína. Isso impactou positivamente na participação do açougue no volume comercializado pela loja: registramos um crescimento de 3%”. Costa afirmou ainda que, devido ao sucesso da ação, a expectativa agora é a de levar o trabalho para todas as lojas da rede, iniciando pela filial da Avenida Brasil, em Patos de Minas, e pelas lojas de Uberlândia e de Paracatu, nas próximas semanas.

A ação conta com o apoio da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), da Associação dos Suinocultores de Minas Gerais (ASEMG) e do SEBRAE, por meio do Plano Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura, o PNDS.

Autor: Maurício Rocha

Fonte: Assessoria de Comunicação da Suinco