O Sindicato dos Bancários de Patos de Minas vai lançar uma cartilha específica para as pessoas que dependem dos serviços das agências bancárias. O Guia do usuário de banco terá orientações sobre a forma mais adequada de utilizar os serviços bancários, informações sobre as leis que regulamentam o serviço em Patos de Minas e dicas para denunciar as agências que descumprem o direito dos consumidores.

O Guia, que está sendo elaborado em parceria com o Ministério Público e Procon Municipal, foi apresentado aos gerentes de agências bancárias na manhã desta quarta-feira (18) na sede do Sindicato dos Bancários de Patos de Minas. De acordo com os idealizadores do projeto a intenção é melhorar o atendimento que é oferecido pelas agências bancárias da cidade.

Segundo o promotor de justiça, José Carlos de Oliveira Campos Júnior, algumas agências bancárias em Patos de Minas não cumprem a Lei que limita em 15 minutos o tempo de espera na fila em dias normais e nem disponibiliza o equipamento que fornece as senhas, a maioria descumpre a determinação de disponibilizar banheiros e bebedouros para o público e muitas não disponibilizam seguranças nas áreas de atendimento.

O promotor disse que está disposto a dialogar com as agências bancárias, mas alertou que vai começar a aplicar as penalidades da lei para quem insistir em descumprir a legislação. A falta de um banheiro na agência, por exemplo, é passível de multa mínima no valor de R$ 5 mil. Nos casos mais extremos o banco pode até ter a agência interditada.

A Cartilha, com as dicas para os usuários de bancos exigirem seus direitos, deverá ser lançada nos próximos dias. A distribuição será gratuita.