A Secretaria Municipal de Saúde de Patos de Minas vai passar a fazer, este ano, a cirurgia de laqueadura. O procedimento é simples, mas tem um papel importante junto à sociedade porque envolve aspectos sociais. Como o serviço não estava disponível, a fila de espera cresceu e atinge hoje aproximadamente 300 mulheres.

A Laqueadura é um processo de esterilização definitiva. Durante a cirurgia, os médicos fecham as tubas uterinas para impedir a descida do óvulo e a subida do espermatozóide. É uma cirurgia simples, na qual as trompas são cortadas e suas extremidades amarradas de tal forma que a passagem dos espermatozóides e do óvulo fica bloqueada. Quase 100% das mulheres que fazem laqueadura não engravidam mais.

Por isso, a cirurgia é regulamenta por Lei Federal e faz parte do Programa de Planejamento Familiar. Só podem fazer laqueadura, as mulheres com mais de 25 anos e que tenham pelo menos dois filhos vivos. Além disso, o procedimento deve ser indicado por especialista e aprovado pelos órgãos de saúde.

Em Patos de Minas, as cirurgias de Laqueadura vão atender, em primeiro lugar, as 300 mulheres que estão na fila de espera. A ordem será definida pela Secretaria Municipal de Saúde e deve começar já nos próximos dias. De acordo com a secretária municipal de saúde, Janaína Silva Araújo Souza, a expectativa é de que a fila de espera seja atendida ainda este ano.

Autor: Maurício Rocha