Ao longo desta semana, a equipe do prefeito Luís Eduardo Falcão fará um balanço das ações realizadas nos 100 primeiros dias de governo. Nesta manhã, a secretária municipal de saúde, Ana Carolina Magalhães, ficou à disposição da imprensa para responder questões relacionadas à pasta. Ela falou sobre os números da pandemia da Covid-19 e a situação do Hospital de Campanha, sobre a vacinação da Covid-19 e da gripe e sobre as cirurgias eletivas.

Com relação à pandemia, Ana Carolina explicou que os números de novos casos e mortes se estabilizaram em baixa, com média na casa dos 30 novos casos diários.  Ela explicou que a Prefeitura ampliou a testagem e está fazendo o monitoramento dos infectados, mas alertou que os cuidados da população devem ser mantidos.

Com relação ao Hospital de Campanha, Ana Carolina explicou que as internações continuam altas, uma vez que Patos de Minas tem recebido pacientes de outra região. Ela disse que, assim como eles receberam pacientes patenses no momento mais crítico da pandemia, agora é a hora de retribuir. A secretária confirmou que o Hospital de Campanha será transformado em um Hospital Municipal após a pandemia.

Com relação ao retorno das cirurgias eletivas, Ana Carolina explicou que aguarda uma deliberação do Estado. Esses procedimentos estão proibidos em decorrência da situação crítica em que se encontra o Estado. A secretária informou que já dispõem de R$ 1milhão para a contratação de cirurgias eletivas, que serão retomadas assim que elas estiverem permitidas no Estado.

Com relação ao serviço de hemodiálise e ao credenciamento de uma nova clínica como determina ordem judicial, Ana Carolina explicou que terá uma solução até o final deste mês. A secretária informou que a tendência é de que tanto o São Lucas quanto a Clínica do Rim sejam habilitados para atender aos pacientes.