A Secretaria Municipal de Saúde de Patos de Minas emitiu um alerta na tarde dessa sexta-feira (19) orientando a população sobre o consumo de alho. A recomendação é para que as donas de casa evitem o consumo de alho nacional à granel, adquirido a partir dessa quinta-feira (18).

O alerta da Secretaria Municipal de Saúde é por causa da denúncia da venda de um caminhão de alho que foi tomado de assalto na cidade de Santa Juliana. O crime aconteceu no fim de semana e o produto foi comercializado na Ceasa Regional de Patos de Minas nessa quinta-feira (18). A preocupação é por que o alho estava preparado para o plantio.

De acordo com o proprietário, o alho estava preparado com fosfeto de alumínio, uma espécie de defensivo que pode trazer problemas à saúde da população. A Secretaria Municipal de Saúde alerta para que as pessoas não consumam o alho nacional adquirido esta semana até que a Vigilância Sanitária ateste, através de exames, a qualidade do produto.

Com relação ao roubo e a possível receptação do produto furtado, as investigações da Polícia Civil continuam. Quatro toneladas de alho foram recuperadas e devolvidas ao proprietário. As pessoas envolvidas estão sendo convocadas para prestar esclarecimentos. Além dos dois lojistas da Ceasa, outras pessoas adquiriram o produto que foi comercializado também na pedra.

O Secretário Municipal de Agricultura, Francisco Mendonça, responsável pela Ceasa Regional, informou que vai reforçar a segurança no local. Ele disse que todos os veículos que entrarem na Ceasa, a partir de agora, serão fiscalizados.