Os idosos, a partir de 60 anos de idade, que começariam a ser imunizados contra a gripe comum neste sábado (24), vão ter que esperar um pouco mais. Um atraso na entrega das doses de vacina, produzidas pelo Instituto Butantan, de São Paulo, obrigou os órgãos de saúde a adiarem para o dia 08 de maio o início da campanha.

A Campanha é destinada a pessoas maiores de 60 anos. Elas deverão procurar uma das 25 unidades de saúde espalhadas pelo município no período de 08 a 21 de maio. Patos de Minas tem cerca de 15 mil pessoas nesta faixa etária que devem receber a dose da vacina contra a gripe.

A meta é imunizar 80% das pessoas acima de 60 anos, mas é importante que todos os idosos sejam imunizados. De acordo com a chefe da divisão de epidemiologia, Mariah Figueiredo, a gripe em idosos pode evoluir para doenças mais graves como a pneumonia e até levar a morte. As pessoas com doenças crônicas vão receber também a vacina contra a gripe A.

A Secretaria Municipal de Saúde alerta que a Campanha de Vacinação contra o H1N1 continua. A maior preocupação é com os jovens entre 20 e 29 anos que tem se mostrado resistentes à campanha. Nem metade desse público foi imunizada até agora. Um ponto de vacinação foi montado no prédio da antiga prefeitura para facilitar o acesso dos jovens e funciona até dia de sábado.

Muitas estão reclamando de reações provocadas pela vacina, como febre, vômitos e dor no local da aplicação. De acordo com a gerente de epidemiologia, Mariah Figueiredo, estas reações são consideradas leves. Ela explica que é melhor enfrentar estas reações do que correr o risco de se contaminar com o vírus H1N1 que pode até matar.