A Secretaria Municipal de Saúde de Patos de Minas disponibilizou 16 unidades de saúde neste sábado (28) para imunizar as crianças menores de dois anos de idade contra a Meningite C. A campanha de vacinação começou às 8h da manhã e foi até às 17h. Patos de Minas tem cerca de 3.300 crianças de 3 a 23 meses de idade e a meta é imunizar 100% desta faixa da população.

A vacina contra a Meningite C só estava disponível na rede privada de saúde onde é vendida por R$ 150,00 a dose. A partir de agora, ela fará parte do calendário oficial de vacinação em Minas Gerais. A vacina que o Estado distribuirá combate um dos tipos mais letais de Meningite. A taxa de mortalidade entre bebês de até 2 anos que adquirem a doença do tipo C é de 50%. A metade que sobrevive, fatalmente, sofrerá alguma sequela, como surdez ou retardo mental.

Mais do que imunizar a criança, a vacina contribuirá para a não disseminação da doença . A meta da Gerência Regional de Saúde de Patos de Minas é vacinar cerca de 3.300 crianças com idades entre 3 meses e 23 meses em Patos de Minas e outras 6.700 crianças nos demais 19 municípios da região. A vacina é gratuita e não tem contra indicação.

Por isso muitos pais levantaram cedo neste sábado (28) em Patos de Minas para imunizar os filhos contra a doença. Apesar da grande divulgação do dia D de Vacinação, muitos pais perderam a viagem. A vacina foi disponibilizada apenas para crianças menores de dois anos e quem tinha acima desta idade voltou para casa sem ser imunizado.

Mas o que provocou reclamação entre os pais foi o novo modelo adotado pela Secretaria Municipal de Saúde. Ao contrário de outras campanhas, as crianças só podiam ser imunizadas na unidade de saúde a que pertencem. Teve pai que voltou para casa irritado e chegou a bater boca com os atendentes.

As crianças menores de dois anos que ainda não foram imunizadas devem ser encaminhadas à unidade de saúde de referência. A partir de agora, a vacina contra a Meningite C vai fazer parte do calendário das crianças.