Entre os dias 17 e 21 de novembro será realizada em todo o país a Semana Nacional de Mobilização pelo Registro Civil de Nascimento. A intenção é que todos os Tribunais de Justiça e Cartórios de Registro Civil participem de um mutirão para erradicar a ocorrência de pessoas sem registro de nascimento no Brasil.
A Corregedoria-Geral de Justiça de Minas Gerais editou um aviso, seguindo determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), conclamando todos os juízes de direito e oficiais de cartórios a tomarem as providências “para o pleno êxito dessa empreitada em prol da cidadania e de inestimável valor para a sociedade brasileira”.
Segundo o juiz da Vara de Registros Públicos da capital, Fernando Humberto dos Santos, os cartórios extrajudiciais de registro civil já estão se mobilizando para realizar, gratuitamente, conforme determinado pela legislação federal, o registro civil de nascimento e a emissão da respectiva certidão.
A iniciativa de se criar uma semana especial faz parte de um plano nacional proposto pelo governo federal que estabelece um conjunto de ações articuladas para garantir a certidão de nascimento a todos os brasileiros. A intenção é também fortalecer o sistema de registro civil no país.
Conforme dados do IBGE, mais de 800 mil crianças deixaram de ser registradas no prazo legal, no ano de 2002, sendo a maioria vinda de lares em que os pais se encontram em situação de pobreza e analfabetismo. Essas crianças, de acordo com a Secretaria Especial de Direitos Humanos, engrossam o contingente de brasileiros em situação de exclusão total.
O aviso nº 32/CGJ/2008 da Corregedoria-Geral de Justiça foi publicado no Diário do Judiciário Eletrônico, no último dia 26 de setembro.
Registro civil ganha semana especial
Entre os dias 17 e 21 de novembro será realizada em todo o país a Semana Nacional do Registro Civil de Nascimento.
Para receber todas as notícias pelo WhatsApp!
Últimas
NOTÍCIAS
- 28/03/2026
- em Cidade
Esquadrilha da Fumaça arranca aplausos e emociona multidão em Patos de Minas
- (17)
- COMPARTILHAR
- 28/03/2026
- em Cidade
Jovens em moto ficam gravemente feridos após baterem em caminhão durante fuga em Patos de Minas
- (17)
- COMPARTILHAR
- 28/03/2026
- em Policiais
Briga em frente a escola termina com três pessoas detidas por lesão corporal em Patos de Minas
- (6)
- COMPARTILHAR
- 28/03/2026
- em Policiais
Fiat Uno para com as rodas para cima após acidente com motocicleta em cruzamento da rua Major Gote
- (2)
- COMPARTILHAR
- 27/03/2026
- em Policiais
Mãe é presa em flagrante após criança com autismo ser encontrada sozinha na Orla da Lagoa Grande
- (3)
- COMPARTILHAR
- 27/03/2026
- em Saúde
Doutor Hely anuncia a destinação de R$ 6 milhões para a Santa Casa de Patos de Minas
- (4)
- COMPARTILHAR
- 29/03/2026
- em Regionais
Suspeitos são presos com celular roubado antes mesmo da vítima registrar a ocorrência em São Gotardo
- (0)
- COMPARTILHAR
- 27/03/2026
- em Regionais
Idoso de 66 anos é indiciado por espionar adolescentes no banheiro por meio de buraco oculto na parede
- (2)
- COMPARTILHAR
- 27/03/2026
- em Regionais
Motorista perde o controle da direção na MG 235 e carro vai parar dentro de represa em São Gotardo
- (1)
- COMPARTILHAR
- 27/03/2026
- em Regionais
Usuário e Instagram são condenados por vídeo íntimo de mulher com comentários depreciativos em MG
- (0)
- COMPARTILHAR
- 27/03/2026
- em Regionais
Polícia Militar prende suspeitos tentando aplicar golpes no comércio em Patrocínio
- (0)
- COMPARTILHAR
- 27/03/2026
- em Gerais
Saúde promove neste sábado Dia D de vacinação nacional contra gripe
- (1)
- COMPARTILHAR
- 27/03/2026
- em Gerais
Brasil tem recorde de 66,8% dos trabalhadores contribuindo com a previdência social
- (0)
- COMPARTILHAR
- 27/03/2026
- em Gerais
Desemprego sobe para 5,8% em fevereiro, mas é o menor para o trimestre
- (0)
- COMPARTILHAR
- 27/03/2026
- em Gerais
Operação da PF investiga alta de combustíveis em 11 estados e no DF
- (0)
- COMPARTILHAR
- 25/03/2026
- em Gerais
Um quarto das estudantes adolescentes já foi alvo de violência sexual
- (0)
- COMPARTILHAR
- 25/03/2026
- em Gerais
Governo destina R$ 15 bi a setores afetados por crises internacionais
- (0)
- COMPARTILHAR