Um Projeto idealizado pela equipe de Assistência Farmacêutica da Secretaria Municipal de Saúde vai ensinar a população a fazer o uso correto das plantas medicinais e facilitar o acesso da população a elas. A proposta entitulada de “Praças Medicinais” vai pesquisar as espécies mais utilizadas pela comunidade e selecionar as mais usadas para serem plantadas em praças públicas.

Um projeto piloto já está sendo desenvolvido no Bairro Alvorada, com apoio do Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam). Na primeira etapa os grupos de educação e saúde orientam os moradores quanto à utilização e os riscos das plantas medicinais. Nos encontros eles também aprendem a preparar alguns produtos, como sabonetes.

De acordo com o farmacêutico da Secretaria de Saúde Délio Antônio de Queiroz, a expectativa é que alunos do curso de Farmácia do Unipam iniciem a pesquisa sobre as plantas mais utilizadas no próximo semestre. Estudantes de Biologia vão ajudar na identificação das espécies, enquanto os de Agronomia vão ficar responsáveis pelo posterior plantio das mudas.

Délio esclarece que somente serão plantadas espécies certificadas e de uso liberado pelo Ministério da Saúde. Ele acrescenta que a ideia é montar os canteiros e entregá-los aos cuidados da comunidade, que já terá sido esclarecida e informada sobre o assunto. As plantas ficariam ao alcance de todos, facilitando o preparo de remédios naturais simples para distúrbios menores.

O Praças Medicinais, mais que cunho educativo, tem também o propósito de não deixar o conhecimento sobre plantas medicinais se perder. A interação entre pessoas de todas as idades nos grupos de estudo e durante todo o projeto é uma oportunidade para resgatar essa cultura.

Autor: Maurício Rocha