O Programa Municipal de Combate à Dengue está intensificando as ações de controle do Aedes aegypti com a utilização de nova tecnologia de enfrentamento ao vetor transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. Trata-se do aerosystem, equipamento de aplicação especial de permetrina, inseticida usado para eliminar as fêmeas do mosquito no interior das residências.

Uma Força Tarefa do Governo do Estado esteve em Patos de Minas esta semana para treinar os agentes de combate à endemias. Eles foram preparados para realizar bloqueios de transmissão nos quarteirões dos bairros que foram identificados com elevada proliferação de mosquitos. Esse trabalho preventivo é graças ao monitoramento constante por meio das ovitrampas instaladas em toda a zona urbana de Patos de Minas.

“Contamos com 241 pontos de monitoramento. Quando uma palheta ultrapassa o número de 200 ovos postos pela fêmea do Aedes Aegypti, a nossa equipe de Ponto Estratégico, juntamente com os ACEs da área, intensificam o tratamento focal e as ações externas aos imóveis utilizando equipamentos de Ultra Baixo Volume costal ou veicular, mais conhecido como carro fumacê, explica a coordenadora da Vigilância em Saúde Ambiental, Geize Marques.

A chegada de seis aerosystem foi comemorada pela diretora: “Desde 2018 o município conta com dois minigeradores de partículas de aerossol, os minifumacês. Com eles mais os novos equipamentos, potencializamos nosso trabalho. O aerosystem é uma ferramenta importante no combate à proliferação de mosquitos e à transmissão das doenças, pois ele permite o bloqueio intradomiciliar, eliminando as fêmeas que estão dentro das residências ou de outros tipos de estabelecimentos”.

Como funciona – O novo método utiliza equipamento especial de pulverização do inseticida dentro do domicílio. De aplicação rápida, em pequenas doses, o inseticida intradomiciliar tem melhor eficácia quando as janelas e portas dos imóveis permanecem fechadas por 30 minutos, devendo os moradores ficar do lado de fora nesse período.

A vantagem do Aerosystem é que se trata de uma técnica complementar aos demais métodos de controle aplicados no combate ao Aedes aegypti. “Com o uso desse equipamento, nossa expectativa é reduzir os focos nas áreas que apresentam maiores índices de incidência do mosquito e, com isso, viabilizar o controle da transmissão da dengue, chikungunya e do zika vírus”, disse a diretora de Vigilância em Saúde, Lílian Marinho.

A equipe do Programa Municipal de Combate à Dengue está percorrendo os imóveis para avisar os moradores sobre o trabalho de pulverização a ser realizado. Caso haja dúvidas, o morador deve entrar em contato pelo telefone 3822-9755 com a central do PMCD. O cronograma inicial é o seguinte:

17/12 – Bairro Nossa Senhora das Graças e Vila Rosa

18/12 – Bairro Brasil

20/12 – Bairro São Francisco

21/12 – Bairro Aurélio Caixeta

22/12 – Bairro Santo Antônio