A grande quantidade de sujeira impressiona.

O presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Patos de Minas – CODEMA – Ivanildo Alves – demonstrou preocupação com a situação em que se encontra a Lagoinha. Em visita ao Parque Ambiental na manhã desta terça-feira (14), ele encontrou muita sujeira e a água tomada por algas.

Garrafas pet, latas de refrigerante e cerveja e embalagens descartáveis diversas podem ser encontradas boiando nas águas da Lagoinha. A sujeira e o acumulo de materiais orgânicos fez surgir uma grande quantidade de algas no local. Segundo Ivanildo, um problema que pode provocar a mortandade de peixes.

Para piorar a situação, nesta época mais seca do ano, o volume de água da Lagoinha está muito menor do que o normal. Outra preocupação, segundo Ivanildo é com a uma criação de porcos encontrada nas proximidades. Segundo ele, as fezes dos animais podem afetar uma nascente que existe nas proximidades.

O presidente do Codema disse que vai organizar um mutirão para fazer a limpeza no local. Ele destacou, no entanto, que é preciso que os moradores e usuários tenham consciência e parem de jogar lixo na Lagoinha. Com relação à criação de porcos, Ivanildo informou que vai levar o caso para a Vigilância Sanitária.