Nos últimos dias, algumas pessoas ainda se mostraram nas redes sociais receosas em receber a vacina contra a Covid-19 em Patos de Minas. No entanto, essa ideia tem passado longe dos profissionais de saúde e idosos em Casas de Repouso. Até o momento, a Prefeitura Municipal não registrou recusa com relação à vacinação contra a Covid-19.

De acordo com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura, o público-alvo, profissionais de saúde que trabalham na linha de frente no combate à Covid-19 e idosos de casas de repouso, tem recebido muito bem a aplicação da vacina. A mensagem indica que não houve até o momento qualquer recusa com relação à aplicação.

Isso indica que os profissionais de saúde estão realmente confiantes na vacina, que foi referendada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária-ANVISA- e por diversos especialistas em saúde. Eles acreditam que a vacina é o meio mais eficaz para combater a propagação da doença que já matou 103 pessoas em Patos de Minas e deixou muitos com sequelas.

Porém, a nota explica que, se por ventura ocorrer desistência da vacina, direciona-se a outra pessoa que faça parte do grupo prioritário, uma vez que a imunização não é obrigatória. As 2.285 primeiras estão distribuídas, e o balanço final de quantas já foram aplicadas será feito no fim dessa sexta-feira (22).

Conforme nota técnica do Ministério da Saúde, a segunda dose da Coronavac deve ser aplicada 15 dias após a primeira. Essa será a recomendação seguida pelo município. Segundo a Vigilância Epidemiológica, a vacina começa os efeitos de imunização cerca de 10 a 12 dias após aplicada. Quanto ao tempo de duração desse efeito, não há estudos ainda.

A Prefeitura também informou que ainda não há previsão para a chegada de novos lotes. O primeiro lote de vacinas que chegou em Patos de Minas foi distribuído da seguinte forma: 64 Vila Padre Alaor; 31 Casa das Meninas; 12 Eurípedes Barsanulfo; 17 Recanto do Vale; 430 para o Hospital Regional, 450 para o HNSF; 250 para Hospital Vera Cruz; 150 para o IMAC; 100 para o Hospital São Lucas; 136 Hospital de Campanha; 35 UPA Covid-19; 294 para UPA; 64 para SAMU e 232 para a Atenção Básica.

A vacinação é feita através do número do CPF, com conferência do documento oficial e assinatura dos funcionários das instituições de saúde e dos locais de longa permanência.