Com 4.570 doses disponíveis, a Secretaria Municipal de Saúde de Patos de Minas iniciou na manhã desta quarta-feira (20) a Campanha de Vacinação contra a Covid-19 na cidade. Os profissionais de saúde que trabalham na Unidade de Pronto Atendimento- UPA - são os primeiros a serem imunizados.  A primeira dose teve muita emoção.

Servidora da Prefeitura de Patos de Minas há cerca de 30 anos, a enfermeira Maria Cledes foi a primeira funcionária da UPA a receber a vacina contra a Covid-19. Ela relembrou os momentos difíceis vividos nos últimos meses e, bastante emocionada, dedicou o momento aos profissionais de saúde que sofreram com a pandemia e também àqueles que perderam a vida.

Ao receberem as doses da vacina, os médicos da UPA ressaltaram a importância do momento. Sem remédios com eficácia comprovada, a vacina é a única alternativa da ciência para combater a pandemia. A médica Marília Machado fez um apelo para que as pessoas se imunizem quando as doses estiverem disponíveis.

Aliás, o número reduzido de vacinas é a preocupação. Com 4.570 doses, Patos de Minas poderá imunizar apenas 2.285 pessoas, tendo em vista que são duas doses por pessoa. A secretária municipal de saúde, Ana Carolina, disse que a população do primeiro grupo a ser imunizado é composta por 17 mil pessoas, o que significa que serão necessárias 34 mil doses apenas para a primeira etapa.

Diante do número reduzido de doses, a Secretaria Municipal de Saúde priorizou os profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate à Covid-19 e as pessoas acima de 60 anos que estão abrigadas em asilos. A vacinação na Vila Vicentina do Dispensário São Vicente de Paula também começou hoje. A vacinação desse público deverá ser concluída até o final desta semana.

A expectativa das autoridades de saúde é de que o impasse na produção da vacina seja resolvido pelo Governo Federal para que novas remessas de doses sejam encaminhadas aos municípios nos próximos dias.