A Prefeitura de Patos de Minas apresentou, na manhã desta segunda-feira (08), o PatoZap, novo canal oficial de atendimento ao cidadão pelo WhatsApp. O serviço, disponível pelo número (34) 3822-9115 , promete facilitar o acesso da população aos serviços municipais, oferecendo uma alternativa rápida, prática e segura diretamente no celular.

Com a novidade, os moradores poderão solicitar serviços, acompanhar protocolos, receber documentos e receber alertas automáticos sobre compromissos importantes. O PatoZap integra diversas áreas da administração municipal, como Saúde, Obras, Trânsito, Finanças e Serviços Urbanos.

Entre as funcionalidades já disponíveis no lançamento estão:

-notificações de consultas, exames, pré-natal, hipertensão, diabetes e outros acompanhamentos de saúde;

-emissão de segunda via de IPTU e certidões;

-solicitação do cartão de estacionamento para idosos;

-pedidos de serviços urbanos, como tapa-buracos, capina, limpeza de lotes, retirada de galhos, cata-treco e coleta de lixo;

-acompanhamento do status dos pedidos diretamente no aplicativo.

Ao todo, mais de 20 serviços já podem ser acessados pelo PatoZap, entre eles:

-capina, varrição e limpeza;

-retirada de galhos, cata-treco e poda de árvores em locais públicos;

-tapa-buracos e drenagem pluvial;

-recolhimento de animais mortos;

-manutenção de bueiros;

-manutenção de praças e espaços públicos;

-serviços na área rural, como pontes, mata-burros, patrolamento e recuperação de estradas;

-registro de falta de água ou energia em ruas e praças;

-IPTU, Patos Premia e cartão de estacionamento do idoso;


O prefeito Luís Eduardo Falcão disse que a intenção é facilitar a vida do cidadão, disponibilizando atendimento através do WhatsApp, que é utilizado pela grande maioria das pessoas. “Nós temos essa filosofia aqui na nossa gestão, quanto mais fácil o acesso da população melhor e a gente vai conseguir dar essa resposta mais rapidamente”, destacou ele.

As solicitações podem ser feitas através de mensagem de texto, áudios, vídeos e fotos. Um sistema de inteligência artificial irá realizar o primeiro filtro de atendimento. A expectativa é de que no futuro outros serviços sejam incorporados ao PatoZap.