Como mostrou o Patos Hoje nessa segunda-feira (17), O Centro de Enfrentamento à Covid-19 ficou superlotado no primeiro dia de funcionamento. Na manhã desta terça-feira (18), a Prefeitura emitiu um comunicado explicando a situação. Segundo a nota, somente nas primeiras 8 horas de funcionamento, a Central de Covid-19 atendeu mais de 300 pessoas. Muita gente teve que enfrentar sol ou chuva na fila de espera. Tendas foram instaladas no local para dar mais conforto aos pacientes.

Segundo a Prefeitura, nem todas as pessoas que foram ao Centro de Enfrentamento com sintomas respiratórios foram testadas para Covid-19. Isso porque há risco de desabastecimento de testes rápidos em todo o país. Desta forma, alguns critérios foram estabelecidos até que a situação se normalize.

Os testes serão disponibilizados da seguinte forma:

- pacientes que tenham maior gravidade de sintomas;

- pacientes hospitalizados e cirúrgicos;

- pessoas no grupo de risco (imunossuprimidos, por exemplo);

- gestantes e puérperas (45 dias após o parto);

- trabalhadores assistenciais da área da saúde;

- colaboradores de serviços essenciais.

A Prefeitura destaca ainda no comunicado que o Teste Rápido só tem segurança se for aplicado no terceiro dia de sintomas. “Dessa forma, o paciente fora desse prazo não é testado, sob risco de falso-negativo”, explica a nota.

O paciente que não estiver no grupo prioritário para testagem, passará por consulta médica, podendo, a critério do profissional, ser afastado por atestado. Todas as pessoas com sintomas respiratórios/gripais devem se isolar por pelo menos sete dias, tendo ou não se submetido a exame.

No caso de sintomas graves (dispineia/desconforto respiratório; ou pressão persistente no tórax; ou saturação de oxigênio menor que 95% em ar ambiente; ou coloração azulada de lábios ou rosto), o paciente deve ir diretamente para a UPA.

Com relação à superlotação no Centro Covid-19 e as reclamações de demora no tempo de espera, a Prefeitura afirma que, somente no Centro de Enfrentamento há três médicos por plantão. “A Saúde já está trabalhando com esforço máximo, com mão de obra redobrada, mas de fato a demanda é acima do normal, o que inevitavelmente acarreta filas e maior espera por atendimento”, explica.

Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde convive com o afastamento constante de profissionais de saúde em decorrência da Covid-19 e com dificuldade para encontrar profissionais no mercado. A expectativa é de que esse cenário perdure por aproximadamente 15 dias, período em que a população deve redobrar os cuidados.