Uma nova portaria expedida pelo Juizado da Infância e Juventude limita o acesso de crianças e adolescentes à Fazendinha Cultural.
O acesso de crianças e adolescentes no Parque de Exposições durante a Fenamilho 2014 está mais rigoroso. Uma nova portaria expedida pelo Juizado da Infância e Juventude limita, por exemplo, o acesso de crianças e adolescentes à Fazendinha Cultural Adão Marins. A medida é para proteger esse público e evitar o consumo de bebidas alcoólicas e outras drogas.

As notificações feitas pelo comissariado de menores do consumo exagerado de álcool de sete adolescentes que tiveram que ser amparados levou o Ministério Público a cobrar medidas mais rigorosas no Parque de Exposições. O pedido foi atendido pelo Juiz da Infância e Juventude, Joamar Gomes, e uma nova portaria foi editada.

A partir de agora, os menores de 18 anos só poderão entrar na Fazendinha Cultural se tiverem acompanhados do pai ou responsável legal. E atenção! As pessoas que forem levar crianças ao Parque de Exposições devem levar documento de identidade. Os fiscais de portaria estão analisando caso a caso e muita gente teve que voltar para casa na noite dessa quarta-feira.

E tem mais. A portaria estabelece que o adolescente flagrado sob efeito de álcool ou outras drogas no interior do Parque de Exposições será levado em casa e terá o passaporte da Fenamilho suspenso até que o caso seja analisado pelo Juizado da Infância e Juventude, o que significa que ele perderá o restante da festa.

De acordo com o promotor Paulo Henrique Delicole, com esta medida, os pais ficam mais responsáveis pelos seus filhos. A expectativa é de que esta medida ajude a reduzir o consumo de álcool entre crianças e adolescentes. O promotor lembrou também que a pessoa que for flagrada vendendo ou comprando bebida para menores de 18 anos será responsabilizada criminalmente.

Autor: Maurício Rocha