Dona Maria não se cansa de reclamar do desrespeito dos motoristas. “Tem dia que a gente fica presa no meio da rua sem ter como atravessar".
Atravessar as ruas de Patos de Minas é quase sempre um risco para os pedestres, mesmo se estiverem usando a faixa. São poucos os motoristas que respeitam a sinalização. Para amenizar os riscos de acidentes, a Polícia Militar está intensificando a fiscalização nas faixas de pedestres existentes na cidade.

O trabalho começou pelas faixas de pedestres existentes na rua Major Gote. Nem a presença da viatura e dos policiais militares no local inibiu o desrespeito dos motoristas. Em pouco mais de uma hora, os policiais fizeram 28 multas para condutores de veículos que ignoraram a presença dos pedestres tentando atravessar a rua.

Os pedestres não se cansam de reclamar. A dona Maria de Fátima Rosa mora no centro da cidade e precisa atravessar a rua Major Gote todos os dias. Ela não se cansa de reclamar do desrespeito dos motoristas. “Tem dia que a gente fica presa no meio da rua sem ter como atravessar para o outro lado”, explica.

De acordo com o capitão R.Santos, comandante da 86ª Companhia da Polícia Militar, a fiscalização será intensificada em toda a cidade e principalmente nas portas das escolas. Ele alerta que o trabalho será repressivo e que os motoristas que desrespeitarem a faixa de pedestre serão multados imediatamente.

Durante a fiscalização, a Polícia Militar também verificou o desrespeito por parte dos pedestres. Muitos atravessam fora da faixa. Ele explicou que na porta das escolas será feito um trabalho de conscientização dos estudantes para evitar que eles fiquem brincando com a sinalização, como ocorre na Escola Estadual Marcolino de Barros.

O desrespeito a faixa de pedestre é considerado infração grave com multas que podem chegar R$ 244,74.

Autor: Maurício Rocha