A Polícia Militar desencadeou a “Operação Natalina” e aumentou o efetivo nas ruas da cidade. O reforço na segurança é para garantir que os consumidores não sejam lesados durante as compras de fim de ano. Mas com mais dinheiro circulando na praça, cresce também a ação de estelionatários e as pessoas devem ficar atentas.

Só na última semana, a Polícia Militar registrou três golpes em Patos de Minas. Em dois deles as vítimas perderam R$ 1.800,00 e no terceiro golpe o estelionatário conseguiu tirar R$ 1.000,00 da vítima. Os bandidos usam as mais diferentes artimanhas para levar o dinheiro das pessoas.

Cuidado com o golpe do achado, aquele em que o estelionatário deixa cair na sua frente algo de valor e em seguida promete uma recompensa. Com um diálogo persuasivo, o criminoso leva da vítima altas somas em dinheiro. No caso do bilhete premiado, o estelionatário alega ter acertado na loteria, mas por ser analfabeto necessita de ajuda para receber o prêmio. Acreditando na recompensa oferecida pelo estelionatário, pessoas chegam a sacar as suas economias entregando-as nas mãos dos criminosos que desaparecem em seguida.

A Polícia Militar alerta as pessoas para ficarem atentas às mensagens e ligações recebidas em aparelhos celulares em nome de empresas como Magazine Luíza, Rede Globo, SBT, dentre outros. Eles prometem prêmios e benefícios em troca de depósitos bancários e recarga em celulares. Na ilusão de receber prêmios e dinheiro, as pessoas acabam sendo lesadas.

Para evitar prejuízos, nunca repasse dados pessoais através de telefonemas e desconfie de prêmios e promoções, das quais você, sequer participa! Em caso de dúvida aciona a Polícia Militar através do 190.

Autor: Maurício Rocha