A Polícia Civil de Patos de Minas criou um sistema que vai contribuir e muito com o trabalho realizado pela polícia judiciária. O sistema ACLERE- Auxílio Contra Esforço Repetitivo dos Escrivães- já está em funcionamento e vai permitir uma menor concentração de esforço dos escrivães e demais policiais, evitando-se assim as lesões.

O Delegado Regional, Luiz Mauro Sampaio, apresentou o sistema nesta quinta-feira (08). Com esta ferramenta, o escrivão tem menos necessidade de digitar. O profissional simplesmente fala em um microfone conectado ao computador e as palavras já são digitadas na tela do equipamento o que além de agilizar o trabalho vai diminuir as lesões por esforços repetitivos.

No vídeo acima, você pode conferir a praticidade do sistema. A confecção, por exemplo, dos Autos de Prisão em Flagrante, para os quais muitas vezes são necessários vários documentos, ficará muito mais simples e ágil. O Projeto ACLERE foi idealizado pelo Chefe do 10º Departamento da Polícia Civil, Delegado Elber Barra Cordeiro e o Delegado Regional, Luiz Mauro Sampaio.

O sistema já está funcionando na delegacia de plantão e também na Delegacia de Furtos. Luiz Mauro Sampaio informou que, em no máximo uma semana, as demais delegacias já terão a possibilidade de utilizar a ferramenta. Ele conta com o apoio do Conselho de Segurança Pública- CONSEP- e parceiros da Polícia Civil

O projeto é mesmo muito eficiente. Nossa equipe de reportagem pôde acompanhar um pouco do trabalho e verificou que além de prevenir as lesões por esforço repetitivo, também agiliza a confecção dos documentos. O delegado Luiz Mauro ressaltou que o custo foi praticamente zero e já está sendo utilizado pelos profissionais da delegacia.

Autor: Farley Rocha