O produtor rural não tem um minuto de sossego. No município de Ibiá, um cafeicultor contratou os serviços de uma máquina de beneficiamento de café e descobriu que parte da sua colheita estava sendo surripiada. Dois suspeitos foram presos e os equipamentos usados na fraude foram apreendidos.

Desconfiado de que a produção estava bem menor do que a esperada, o produtor Rubens Corsi da Silva, juntamente com seu advogado Wagner Quintino, levou o caso até a Polícia Civil. Ele relatou que, como proprietário da fazenda Califórnia, contratou os serviços de uma máquina de beneficiamento de café. Entretanto, após um período de trabalhado na propriedade percebeu que a quantidade estimada de café estava menor do que o esperado.


Ao analisar o equipamento, o cafeicultor acabou descobrindo que a havia um compartimento "secreto" e escondido na parte superior da máquina, feita com a finalidade de desviar e ocultar café para furtar mediante fraude. Segundo o senhor Wagner, o referido compartimento fica na parte superior do caminhão dos autores, onde parte do café beneficiado é desviado e escondido por eles para, em seguida, ser retirado da fazenda da vítima sem que ela perceba.

Uma equipe da Polícia Civil foi até a propriedade onde os suspeitos estavam trabalhando, mas eles perceberam a chegada dos investigadores e fugiram para o meio do cafezal. Dois homens foram identificados, L.L.A de 35 anos e C.A.F.S de 50 anos. Este último seria o proprietário do maquinário. Um terceiro suspeito ainda não foi identificado.

Tendo em vista que o caminhão e a máquina foram diretamente utilizados para desviar, ocultar e subtrair grande quantidade de grãos de café da vítima, esta equipe realizou a sua apreensão. Foram encontradas no interior do caminhão 55 sacas de café, avaliadas em R$ 1.500,00 cada uma, o que daria valor superior a R$ 80 mil.