Após 2 anos de anúncio, novas regras para motociclistas profissionais vão começar a valer. Todos os motociclistas que trabalhem com transporte de carga ou pessoas terão até o próximo dia 3 de agosto para se adequarem às novas normas. A Polícia Militar alertou que as fiscalizações devem começar no dia 4 de agosto e os que continuarem irregulares terão sérios problemas.
Para aqueles que usam a moto para fazer frete ou transporte de carga a resolução estabelece que a moto baú deve ter 60cm de largura com 70 cm de altura medindo do ponto mais alto do banco. O baú não deve exceder a traseira do veículo. Ele também deverá conter uma faixa refletiva contínua nas laterais e em sua traseira.
Para aqueles que usam a moto grelha, por exemplo, a nova regra dispõe que ela terá que ter 60 cm de largura e 40 cm de altura com a carga medindo no ponto mais alto do banco e não deve exceder a traseira do veículo. Para moto frete e mototáxi, será obrigatório o uso de proteção para as pernas do condutor e motor (mata cachorro) e dispositivo aparador de linha fixado no guidão.
Além disso, os mototaxistas deverão passar por um curso de 30h, estar habilitado na categoria “A” há pelo menos dois anos e ter no mínimo 21 anos. As motocicletas terão que ter o documento registrado na categoria aluguel e a espécie deve ser passageiro ou carga, conforme a atividade do motociclista. Para transportar galões de água ou gás em motos, só será permitido através do Side Car.
De acordo com o Tenente Diomásio, a partir do dia 4 de agosto haverá uma intensificação na fiscalização dos motociclistas profissionais de Patos de Minas. Aqueles que não tiverem de acordo com as normas serão multados e terão os veículos retidos para a regularização. No caso dos mototaxistas irregulares a situação será ainda pior. Eles serão presos por exercício irregular da profissão, terão a moto apreendida e ainda serão multados. O dinheiro proveniente do serviço também será recolhido.
O policial informou que 90% dos motociclistas profissionais da cidade já se adequaram ás normas que foram anunciadas há 2 dois, mas só agora vão começar a valer. Ele pediu para aqueles que ainda não se adequaram para procurarem regularizar, porque a partir do dia 4 de agosto a Polícia Militar irá intensificar a fiscalização para coibir aqueles que estejam irregulares.
Autor: Farley Júnio
[[ comentario.apelido ]]
[[ comentario.data ]][[ comentario.texto ]]
Comentário removido pelos usuários
[[ resposta.apelido ]]
[[ resposta.data ]][[ resposta.texto ]]