As 11 personalidades receberam a honraria.

Patos de Minas teve na noite dessa quinta-feira (05) a entrega da Comenda Antônio Secundino de São José. Onze personalidades que se destacaram prestando relevantes serviços a favor do desenvolvimento da agropecuária, do saneamento e do meio ambiente foram homenageadas. Dessa vez, três homenageados são de Patos de Minas: o Reitor do UNIPAM Milton Roberto de Castro, o artista plástico Vicente Nepomuceno e o membro das lojas maçônicas Oswaldo Ferreira Filho.

A honraria foi criada através de Projeto de Lei do então deputado estadual Elmiro Nascimento, aprovado na Assembleia Legislativa de Minas em 1991. Além dos três patenses, também foram homenageados com a comenda, o secretário de Agricultura de Minas Gerais, André Merlo, o deputado estadual Deiró Marra, a professora da UFMG Zélia Inês Portela Lobato, o representante do Sindicato de Sete Lagoas Jadir Maurício Lanza Rabelo, o presidente da ONG Movimento Verde, Antônio Eustáquio Vieira, professor da Ufla Nilton Cury, o pesquisador da UFV Sérgio Yoshimitsu Motoike e o assessor da Liderança do Governo na ALMG, Jorge Caixeta.

O evento aconteceu no Salão House Fest e recebeu centenas de convidados. O Presidente do Sindicato Rural, Cláudio Nasser, o Secretário de Defesa Social, Rômulo Ferraz, que representou o Governador Alberto Pinto Coelho, o Prefeito Municipal, Pedro Lucas Rodrigues, o Secretário de Agricultura, André Merlo, e o orador oficial da noite professor Nilton Cury discursaram ressaltando a importância da honraria. Após as homenagens, os convidados participaram de um coquetel com música ao vivo.

A Comenda

O inspirador da comenda, Antônio Secundino de São José, nasceu na Fazenda do Onça, no então distrito de Santa Rita dos Patos, hoje município de Presidente Olegário. Em 1931, formou-se como engenheiro agrônomo pela Escola Superior de Agricultura do Estado de Minas Gerais, em Viçosa. Foi estudar no exterior, e, quando retornou, fundou a Agroceres, empresa que há 60 anos se dedica à pesquisa de sementes e ao agronegócio, responsável pela introdução do milho híbrido no Brasil.

Agronegócio na região

O Alto Paranaíba se destaca como o principal polo produtor de milho no Estado. Em 2014, a safra de milho da região deve alcançar 1,5 milhão de toneladas, o que corresponde a 21,83% da safra estadual, que deve ficar em 6,8 milhões de toneladas, segundo levantamentos do IBGE.

A região é a segunda produtora de cana de açúcar em Minas. Nesta safra, deverão ser colhidas cerca de 5 milhões de toneladas, que representam 6,9% da produção mineira. É a terceira produtora de soja em Minas. A expectativa é que a produção regional alcance 706 mil toneladas, que corresponde a 21,4% da produção do grão no Estado.

Patos de Minas, cidade polo do Alto Paranaíba, se destaca como o principal produtor de leite do Estado e o primeiro do país. Segundo o último levantamento do IBGE, realizado em 2012, a produção do município foi de 150 milhões de litros.

O município também se destaca como um dos principais polos suinocultores de Minas Gerais, ocupando o terceiro lugar em rebanho suíno, com 184 mil cabeças. O rebanho bovino é de 212 mil cabeças - 10º lugar entre os municípios mineiros. A produção de milho em Patos de Minas para 2014 deve ser de aproximadamente 81 mil toneladas. Já a produção de soja deve alcançar 21 mil toneladas.

Autor: Farley Rocha