O trânsito de Patos de Minas tem feito vítimas quase diariamente. Os acidentes se multiplicam nos quatro cantos da cidade, deixando mortos e feridos. Somente nesse final de semana, que foi prolongado pelo feriado de Tiradentes, a Polícia Militar registrou 21 acidentes, sendo a maioria, 16 deles com vítimas de ferimentos. Só este mês, foram duas mortes no trânsito de Patos de Minas.

A maioria dos acidentes ocorre por desrespeito à sinalização de trânsito. No bairro Jardim Esperança, um motociclista de 52 anos ficou gravemente ferido após avançar a parada obrigatória e ser atingido em cheio por um carro. O passageiro de 33 anos também se feriu. O acidente foi na manhã deste domingo (24). Uma câmera de segurança registrou o momento em que o condutor da moto passa direto no cruzamento da rua Dos Bálsamos com a rua Zulmira Vieira.

Também se feriu com gravidade, um motociclista que avançou o sinal vermelho na rua Doutor Marcolino e atingiu um carro que seguia pela rua José de Santana. A batida na noite desse domingo (24) foi tão forte que o carro tombou. O condutor da moto sofreu ferimentos na cabeça e foi socorrido em estado grave por uma ambulância do Samu.

Enquanto o Samu socorria o motociclista e o motorista do carro no centro da cidade, o Corpo de Bombeiros era chamado para atender outro motociclista vítima de acidente no bairro Santa Terezinha. Desta vez quem avançou a parada obrigatória foi o motorista do carro que seguia pela rua Rui Barbosa e não percebeu a sinalização existente no cruzamento com a rua Vereador João Pacheco.

Só este mês, Patos de Minas registrou duas mortes no trânsito urbano. No dia 17, um acidente no bairro Afonso Queiroz, no local conhecido como "Vistas", tirou a vida de Rogério Luís de Castro de 42 anos. O filho dele de 13 anos, que estava na garupa, ficou gravemente ferido. Três dias antes, um motociclista de apenas 18 anos morreu em um acidente na Avenida Rodrigo Castilho de Avelar, ao lado da BR-365. Gustavo Cândido Tavares acertou a lateral de uma carreta e morreu na hora.

Diante de tantos acidentes, a Prefeitura lançou um desafio. A meta de motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres é passar um dia sem desrespeitar uma única regra de trânsito. Além disso, a Secretaria Municipal de Trânsito lançou a campanha “Maio Amarelo” que terá como tema a vulnerabilidade e a fragilidade da vida no trânsito.

Ao longo de todo o mês de maio serão desenvolvidas atividades educativas no trânsito e nas escolas para conscientizar os usuários das vias públicas sobre a importância de respeitar as regras de circulação.