Nesta quarta-feira (11), mais uma vez, os médicos trabalham para salvar a vida de um homem de 60 anos com graves problemas cardíacos.

Os serviços de saúde oferecidos em Patos de Minas são os que mais necessitam de melhorias na visão da população. Os avanços alcançados nos últimos anos, no entanto, são dignos de elogios. O Instituto do Coração do Hospital Vera Cruz por exemplo acaba de alcançar a marca de 6.200 procedimentos cirúrgicos em pacientes cardíacos. Antes as pessoas tinham que se deslocar para os grandes centros para fazer o tratamento.

O setor de cardiologia e hemodinâmica do Hospital Vera Cruz começou a funcionar em fevereiro de 2006. A partir do dia 1º de outubro de 2008, os serviços passaram a ser oferecidos também pelo Sistema Único de Saúde. Pacientes cardíacos de 32 municípios da região passaram a receber atendimento em Patos de Minas. Em pouco mais de quatro anos, o trabalho realizado pela equipe médica impressiona.

São 4.000 cateterismos, 1.200 cirurgias cardíacas e 1.000 angioplastias coronárias, totalizando 6.200 procedimentos cirúrgicos. A grande maioria dos tratamentos é feita através do Sistema Único de Saúde, sem nenhum custo para o paciente. Isso permite que as pessoas de baixa renda também tenham acesso aos tratamentos oferecidos pelo hospital.

Dois cardiologistas intervencionistas direcionam a equipe de 14 médicos responsável pelo atendimento aos pacientes cardíacos da macrorregião de Patos de Minas. Cássio José Sgarbi e Alaor Mendes da Cunha Júnior se dividem na tarefa de salvar a vida daqueles que sofrem com problemas cardíacos.

Além da equipe altamente qualificada, os serviços de cardiologia e hemodinâmica oferecidos em Patos de Minas contam com equipamentos de alto padrão tecnológico, permitindo o alcance da excelência na assistência. Desta forma é possível promover a melhoria da saúde do paciente sem que ele tenha que se deslocar para outras cidades.

Autor: Maurício Rocha