A Covid-19 continua assombrando em algumas regiões de Minas. Na noite dessa quinta-feira (10), uma equipe de saúde da cidade de Itapagipe chegou a Patos de Minas trazendo um paciente com complicações da doença. O homem tinha dificuldades para respirar e foi internado no Hospital Regional Antônio Dias.

Os esforços mobilizados para encontrar um leito para o paciente chamaram a atenção. Itapagipe fica no pontal do Triângulo, pertence à regional de Frutal, e está a quase 450 quilômetros de Patos de Minas. Foram mais de 6 horas de viagem, até que a ambulância subiu a rampa do Pronto Socorro do Hospital Regional.

A transferência mobilizou uma equipe inteira. Além da ambulância com todos os equipamentos, uma equipe de apoio viajou em outro carro carregado com cilindros de oxigênio para socorro em caso de alguma emergência. Ao desembarcar o paciente em Patos de Minas, a sensação da equipe era de alívio e de dever cumprido.

A chegada do paciente com Covid-19 ocorreu pouco depois do Hospital Regional recusar atendimento à paciente Clélia Fátima Alves, alegando superlotação e falta de diagnóstico. A explicação é simples. A estrutura para pacientes com Covid-19 é isolada da área destinada aos demais pacientes para evitar o risco de contaminação e, neste caso, ainda havia vagas.