Durante os dias 10 e 11 de setembro, representantes de sindicatos de produtores rurais e profissionais ligados ao agronegócio, dos municípios de: Abaeté, Dores do Indaiá, Ibiá, Iraí de Minas, Lagoa Grande, Paracatu, Patos de Minas, Patrocínio, Presidente Olegário, Serra do Salitre, Tiros e Vazante participaram do 2º Módulo do Curso de Formação de Novas Lideranças Rurais. O evento, promovido pelo Senar e pela Faemg, contou com o trabalho do instrutor Jeferson Boechat Soares.
De acordo com o instrutor, neste módulo, foram transmitidas informações sobre a Organização Política Brasileira, Democracia no Brasil, Histórico das Relações Políticas e de Mercado, a Organização Sindical e Critérios para Revitalização do Sistema Sindical, com base na ação das entidades. "Na gestão moderna do Sindicato, a formação política complementa o conjunto, para permitir que as lideranças tenham condições de diagnosticar a situação política de um município e saber onde é possível obter atuar no interesse corporativo", destacou. Segundo ele, a melhor forma é apresentar o sindicato com uma entidade forte, capaz de influenciar nas diversas questões de interesse político.
A participante Iolanda Araújo, de Presidente Olegário observou que as orientações transmitidas nos dois módulos já realizados, são fundamentais para a gestão estratégica de uma entidade. "Pretendo colocar em prática no Sindicato dos Produtores Rurais do nosso município muitas das informações e idéias do curso". O participante Wytergon Vargas Júnior, de Ibiá, salientou que com base no que já foi repassado nos dois módulos, é possível estabelecer estratégias para atuação no município. O curso de Formação de Novas Lideranças Rurais terá, ainda, outros três módulos em Patos de Minas, nos meses de setembro e outubro.