A dengue avança de forma silenciosa e perigosa em Patos de Minas. Em menos de uma semana, cerca de 50 casos suspeitos foram registrados e o número de notificações chegou perto de 200. A Secretaria Municipal de Saúde e o Programa Municipal de Combate à Dengue reforçaram as ações de combate ao mosquito transmissor, mas o apoio da população é fundamental para evitar uma epidemia.
Em pouco mais de uma semana, os mutirões de limpeza realizados pelo Programa de Combate à Dengue recolheram mais de 3 toneladas de materiais que acumulam água e servem de criadouro para o aeds aegypit. Mas só este trabalho não é suficiente para conter o mosquito transmissor da doença. De acordo com a gerente de epidemiologia da Secretaria de Saúde, Mariah Figueiredo, é preciso que a população participe do trabalho.
É dentro das casas que se encontra o maior número de criadouros do mosquito da dengue. Vasinhos de planta, latas jogadas no quintal e bebedouros de animais devem ser observados periodicamente. A maior preocupação, no entanto, é com as caixas d’água. De acordo com Mariah Figueiredo, um levantamento feito pelo Comitê de Enfrentamento da Dengue, mostra que existem cerca de 5 mil caixas sem tampa em Patos de Minas.
No passado, o Ministério da Saúde doava a tampa para quem não tinha. Agora é preciso que as pessoas comprem. Mas diante de números tão expressivos, a Secretaria Municipal de Saúde está buscando alternativas para adquirir tampas e evitar que as caixas d’água se transformem em criadouros de mosquito. O bairro Lagoa Grande é o que apresenta o maior número de casos suspeitos da doença.
As autoridades em saúde pedem que as pessoas colaborem com o trabalho de combate ao mosquito transmissor da dengue. Basta eliminar os objetos que acumulam água em suas casas e não jogar lixo em terrenos baldios. Para saber mais sobre a doença basta ligar para o disque saúde 0800 940 40 11.
Número de casos suspeitos de dengue chega próximo de 200 e preocupa autoridades
De acordo com Mariah Figueiredo, existem cerca de 5 mil caixas d' água sem tampa em Patos de Minas.
Para receber todas as notícias pelo WhatsApp!
[[totalComentarios]] COMENTÁRIOS
[[ totalComentarios ]] COMENTÁRIO
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes, fake news ou violem direitos de terceiros.
O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou
que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento,
mas deve-se ter ciência de que poderá ser responsabilizado cível ou criminalmente!
Os comentários que receberem 100 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.
Últimas
NOTÍCIAS
- 20/09/2026
- em Policiais
Foragido da Justiça é preso por importunação sexual após perseguir vizinha em comunidade de Patos de Minas
- (19)
- COMPARTILHAR
- 19/09/2026
- em Policiais
Jovem de 22 anos é preso com cardápio variado de drogas em Patos de Minas
- (10)
- COMPARTILHAR
- 19/09/2026
- em Policiais
Homem é preso pela Polícia Militar em Patos de Minas com arma de fogo em forma de caneta
- (12)
- COMPARTILHAR
- 19/09/2026
- em Policiais
Adolescente de 12 anos é atropelado no bairro Ipenama; motorista disse que buscaria documentos e fugiu
- (9)
- COMPARTILHAR
- 19/09/2026
- em Policiais
Entregador tem que ser socorrido após atingir pick-up em Patos de Minas
- (14)
- COMPARTILHAR
- 18/09/2026
- em Regionais
Descarga atmosférica rompe rede e deixa parte de Carmo do Paranaíba sem energia
- (1)
- COMPARTILHAR
- 17/09/2026
- em Regionais
Policial militar fica ferido após viatura capotar em Tiros
- (22)
- COMPARTILHAR
- 15/09/2026
- em Regionais
Motorista de picape inicia manobra pra sair do acostamento e atinge caminhonete na BR365
- (1)
- COMPARTILHAR
- 14/09/2026
- em Regionais
Namorada invade festa, causa danos e morador acaba preso com arma de fogo em São Gonçalo do Abaeté
- (35)
- COMPARTILHAR
- 18/09/2026
- em Gerais
Renda de PCDs equivale a 70% do rendimento de pessoas sem deficiência
- (0)
- COMPARTILHAR
- 18/09/2026
- em Gerais
STJ mantém condenação da ex-deputada Flordelis a 50 anos de prisão
- (0)
- COMPARTILHAR
- 18/09/2026
- em Gerais
Pix terá novas regras para fraudes, cobrança híbrida e contas-salário
- (0)
- COMPARTILHAR
- 17/09/2026
- em Gerais
STF: Gilmar critica exposição de Gonet no caso Master por Mendonça
- (0)
- COMPARTILHAR
- 17/09/2026
- em Gerais
Gasto com polícia é 5 mil vezes custo de políticas para egressos
- (0)
- COMPARTILHAR
[[ comentario.apelido ]]
[[ comentario.data ]][[ comentario.texto ]]
Comentário removido pelos usuários
[[ resposta.apelido ]]
[[ resposta.data ]][[ resposta.texto ]]