Uma mulher de 25 anos foi picada por um filhote de cobra em um condomínio fechado no Bairro Ipanema, em Patos de Minas, na madrugada desta segunda-feira (14). Segundo testemunhas, o animal teria saído de um terreno baldio sujo nas proximidades do condomínio. A má preservação dos lotes da região, que se tornaram morada para cobras e outros animais perigosos, já havia sido retratada pelo Patos Hoje na semana passada.

O incidente ocorreu por volta de 00h20. De acordo com a síndica do condomínio, a vítima estava se dirigindo à saída do bloco em que mora. Ao abrir a porta de acesso ao hall e pisar fora do prédio, ela encontrou duas cobras, que pareciam ser mãe e filhote. A menor delas rapidamente deu o bote e a picou no dedão. Os moradores acreditam que os animais podem ter vindo de um dos lotes vagos no entorno do condomínio.

Segundo a síndica, o susto poderia ter sido ainda maior. A mulher tem um filho de 4 anos que, por sorte, não estava com ela no momento do acidente. A vítima foi rapidamente levada ao Hospital Regional, onde foi medicada e está bem, ainda em observação. As pessoas que a acompanhavam no momento do incidente mataram as duas cobras.

Na última segunda-feira (08), o Patos Hoje já havia denunciado as condições dos terrenos baldios do Bairro Ipanema. Os imóveis estão tomados pelo mato e se tornaram morada para animais perigosos. Em apenas 15 dias, os moradores haviam capturado outras duas cobras, que teriam saído do lote e invadido o condomínio que fica bem em frente. A área de mata ao redor do complexo residencial também incomoda a população da região.

Os moradores alegam que o maior dos terrenos pertence à Prefeitura de Patos de Minas. Na semana passada, a Assessoria de Comunicação da Prefeitura afirmou que todas as reclamações estão sendo investigadas, mas destacou que os fiscais estão direcionados neste momento para as denúncias relacionadas à Covid-19. Isso significa que os problemas relacionados aos terrenos baldios poderão ter que esperar um pouco mais.

“Em 2021, a fiscalização e as notificações foram retomadas. Está sendo feito levantamento dos lotes que são de propriedade do Executivo municipal para que seja efetivada a manutenção deles. Essa situação também se aplica ao lote mencionado na reportagem. Quanto à fiscalização de lotes particulares, a prefeitura reitera que o apoio da população é essencial para o registro de denúncias por meio da Ouvidoria, pelo telefone 3822-9115 e pelo site www.patosconectado.com.br. Vale lembrar que a Prefeitura não limpa áreas privadas, notifica o proprietário e aplica a multa em caso de não procedência da limpeza”, informou a assessoria na ocasião.

Caso alguém próximo a você seja picado por uma cobra, lave o local da picada apenas com água ou com água e sabão. Também é preciso manter o paciente deitado e hidratado. Além disso, procure o serviço médico mais próximo. Se for possível, leve o animal para identificação. Não é recomendado fazer torniquetes ou garrotes, nem aplicar outros produtos sobre o ferimento.