O local mais parece um lixão a céu aberto.

Uma cidade tomada pela sujeira. Os patenses já não sabem mais a quem recorrer para resolver o problema e são obrigados a conviver com o surgimento de novos depósitos de lixo e entulho a cada dia. Desta vez a reclamação vem do Jardim Vitória. Uma área do bairro está sendo transformada em um verdadeiro lixão.

A placa no imóvel existente entre a avenida Um e a rua Maria da Glória Gonçalves Mota, no bairro Jardim Vitória, indica que é proibido jogar lixo, mas é como se ela não existisse.  As pessoas estão jogando todo tipo de material no local. Latas, restos de material de construção, animais mortos e até móveis transformam o terreno em depósito de lixo.

A situação se repete em diferentes pontos da cidade. Até mesmo a Prefeitura tem usado terrenos públicos para depositar lixo e entulho. Diversos pontos de descarte podem ser encontrados no perímetro urbano. O problema se repete também às margens das estradas rurais. As reclamações são muitas.

O presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente – CODEMA – Ivanildo Alves disse que vem cobrando da Prefeitura uma solução para o problema. Ele informou, no entanto, que Patos de Minas não dispõe de um local adequado e licenciado para receber lixo industrial. Segundo ele o problema é grave e precisa de uma solução urgente.

Segundo Ivanildo, a boa notícia é que o proprietário de um terreno próximo ao aterro sanitário conseguiu fazer o licenciamento de uma área para receber esse tipo de material. O projeto será avaliado na próxima semana e pode representar um passo importante para resolver o problema no município.

Autor: Maurício Rocha