A Missa do Crisma é divida em duas partes. Na primeira, os sacerdotes da Diocese fazem a renovação dos votos sacerdotais.
As celebrações da quinta-feira santa foram marcadas nesta manhã pela tradicional Missa do Crisma, realizada nas sedes de cada uma das Dioceses da Igreja Católica. É quando acontece a benção dos Santos Óleos. Centenas de fiéis tiveram participação na celebração comandada pelo bispo diocesano, Dom Cláudio Nori Sturm.

A Missa do Crisma é dividida em duas partes. Na primeira, os sacerdotes da Diocese fazem a renovação dos votos sacerdotais. Cerca de 70 padres das cidades da região participaram da celebração. Na segunda parte da celebração acontece a benção dos Santos Óleos que serão usados durante o ano.

São três óleos. No primeiro momento acontece a benção do Óleo do Crisma. Em seguida, Dom Cláudio fez a benção do Óleo Enfermos, usado na benção dos doentes. O último a receber a benção do bispo diocesano foi o Óleo dos Catecúmenos, usado na cerimônia de batismo dos fiéis da igreja católica.

As celebrações da semana santa têm prosseguimento até o domingo de páscoa. Amanhã, sexta-feira da paixão, acontece a via sacra viva na praça da avenida Getúlio Vargas, a partir das 9h da manhã. À noite, acontece a apresentação da encenação da paixão, morte e ressurreição de Cristo na Praça Irmão Sol, pela Trupe Retalhos e Remendos e alunos da Apae.

No sábado de aleluia, os católicos vão permanecer em vigília, a partir das 20 horas. E no domingo de páscoa acontece a missa da ressurreição a partir das 5 h da manhã na Catedral de Santo Antônio.

Autor: Maurício Rocha