Um homem de 39 anos foi detido na tarde desse domingo (25) após desacatar, ameaçar e resistir à prisão durante uma abordagem policial no Centro de Patos de Minas. O caso foi registrado como Termo Circunstanciado pelos crimes de desacato, desobediência, resistência e ameaça.

De acordo com informações da Polícia Militar, a ação ocorreu por volta das 15h40, na Praça Santana. Os policiais militares que já se encontravam no local, por iniciativa própria e abordaram o suspeito que estava sentado em um banco externo de um comércio.

Ao perceber a aproximação da viatura policial, ele passou a desacatar os militares, proferindo as seguintes palavras: “seus otários, vão estudar, minha família é rica, eu tenho dinheiro”. Durante a interação, ele teria desacatado os agentes, proferindo ameaças. Diante da conduta, os policiais informaram que ele estava preso. No entanto, o homem resistiu ativamente à prisão.

O boletim registra que, apesar do uso da força, o detido não apresentou lesões aparentes. O emprego de algemas foi justificado pela necessidade de contê-lo devido à resistência. O registro lista duas vítimas das ameaças, que são os próprios policiais militares que realizaram a abordagem, e duas testemunhas civis, um casal, presenciaram os fatos e assinaram o auto de resistência.

O homem, que possui ensino superior completo, foi conduzido para as providências legais cabíveis. O caso foi registrado como Termo Circunstanciado (TCO) e encaminhado à Unidade Jurisdicional Única - 1º Juizado da Comarca de Patos de Minas. Ele terá direito à justiça gratuita.

O registro destaca que a atuação policial se deu no desempenho das funções estabelecidas no artigo 144 da Constituição Federal, em combinação com o artigo 301 do Código de Processo Penal.