A produção de feijão e milho em Minas Gerais será recorde este ano. Segundo o último levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para a safra 2007/2008, a colheita de feijão no Estado vai ser de 567 mil toneladas. O crescimento da safra do grão é de 12,6% em relação à safra anterior e também supera a colheita de 2005 – até então a maior da história –, que foi de 566 mil toneladas.
“Os preços do feijão pagos ao produtor neste ano superaram a média histórica e incentivaram os agricultores a investir na cultura”, afirmou o superintendente de Política e Economia Agrícola da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), João Ricardo Albanez. De acordo com análise do Centro de Inteligência do Feijão (www.cifeijao.com.br), mantido pela Seapa e pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), na segunda quinzena de agosto, o preço da saca do feijão carioca em Unaí, Noroeste de Minas, ficou em aproximadamente R$ 152,00. No mesmo período do ano passado, o valor era inferior a R$ 100,00.
A cultura do feijão em Minas Gerais é dividida em três safras. O aumento do plantio, e conseqüentemente da produção, foi registrado na segunda e na terceira safra, que deve ser colhida até outubro. O aumento da produção no segundo (22,6%) e no terceiro ciclo (27,8%) compensaram a redução da colheita da primeira safra (6,7%), mais suscetível às condições climáticas. “Praticamente todo o plantio da última safra é irrigado, diminuindo as chances de frustração na colheita”, informou Albanez.
Milho
Já a safra de 6,6 milhões de toneladas de milho registrada este ano em Minas Gerais demonstra um crescimento de 6% em relação à do ano passado, até então a maior da história, com 6,2 milhões de toneladas.
O milho é o principal grão cultivado em Minas e a cultura está presente em 841 municípios. A produção foi beneficiada neste ano pelo clima favorável, com boa distribuição das chuvas. A forte demanda desde o ano passado, com bons preços pagos ao produtor, também influenciou os investimentos significativos nos tratos culturais, colaborando para a safra recorde. O aumento da produtividade das lavouras de milho ocorre sucessivamente em Minas. Desde 1990, o rendimento nas plantações apresentou um crescimento de mais de 200%. Os maiores produtores de milho no Estado são os municípios de Uberaba (Triângulo Mineiro), Unaí (Noroeste) e Sacramento (Alto Paranaíba).
Minas Gerais bate recorde na produção de feijão e milho
O crescimento da safra é de 12,6% em relação à safra anterior e supera também a colheita de 2005 até então a maior da história.
Para receber todas as notícias pelo WhatsApp!
Últimas
NOTÍCIAS
- 13/06/2026
- em Policiais
Denúncia leva PM a apreender ecstasy, haxixe e maconha; jovem e garoto de 15 anos acabam na delegacia
- (1)
- COMPARTILHAR
- 13/06/2026
- em Policiais
Polícia cerca quarteirão e captura segundo envolvido em duplo homicídio na Praça
- (5)
- COMPARTILHAR
- 12/06/2026
- em Cidade
Relíquias de São Vicente de Paulo chegam a Patos de Minas neste domingo
- (4)
- COMPARTILHAR
- 12/06/2026
- em Policiais
Homem de 36 anos é preso ao ser flagrado pichando estrutura na Ilha da Lagoa Grande
- (5)
- COMPARTILHAR
- 12/06/2026
- em Cidade
Dudu conclui tratamento nos EUA e anuncia volta ao Brasil curado de doença genética rara
- (581)
- COMPARTILHAR
- 12/06/2026
- em Regionais
Caminhão carregado com açúcar capota perto de Catiara e motorista morre preso às ferragens na BR 146
- (10)
- COMPARTILHAR
- 10/06/2026
- em Regionais
Justiça decide que cão dado de presente por marido, durante casamento, deve ficar com ex-esposa em MG
- (24)
- COMPARTILHAR
- 09/06/2026
- em Regionais
Batida entre carretas provoca incêndio, interdita a BR-251 e deixa um morto em Unaí
- (7)
- COMPARTILHAR
- 08/06/2026
- em Regionais
Acidente entre carro e moto deixa jovem ferido e termina com motorista preso por embriaguez em PO
- (1)
- COMPARTILHAR
- 08/06/2026
- em Regionais
Foragido da Justiça é preso após perseguição e cerco policial na cidade de Guimarânia
- (0)
- COMPARTILHAR
- 07/06/2026
- em Regionais
PM Rodoviária apreende seis barras de maconha durante operação na BR352, em Abadia dos Dourados
- (0)
- COMPARTILHAR
- 12/06/2026
- em Gerais
Concorrência do etanol e subvenção fazem preço da gasolina cair
- (1)
- COMPARTILHAR
- 12/06/2026
- em Gerais
Bancos terão expediente especial em dia de jogos do Brasil na Copa
- (0)
- COMPARTILHAR
- 12/06/2026
- em Gerais
Instituições têm até 15 de junho para aderir ao Fies do 2º semestre
- (0)
- COMPARTILHAR