Daniel Resende, Presidente da ADESP.

No próximo dia Quinta-feira (10),  acontecerá o lançamento da SOCIEDADE DE GARANTIA DE CRÉDITO DO ALTO PARANAÍBA (SGC),  o evento acontecerá nas dependências da FIEMG REGIONAL DO ALTO PARANAIBA, em Patos de Minas.  No primeiro ano de atividade a expectativa de atuação será no município de Patos de Minas e se estenderá também nos municípios de Patrocínio, Coromandel, São Gotardo, Rio Paranaíba, Lagoa Formosa e Carmo do Paranaíba, através de parcerias com entidades representativas empresariais.

O movimento para criar a instituição teve origem em 2008, a partir de uma chamada pública do Sebrae Nacional , com o objetivo de  contribuir para a promoção de um amplo sistema de garantia de crédito no país, através do apoio técnico e/ou financeiro destinado à viabilização de Sociedades de Garantia de Crédito voltadas majoritariamente às micro e pequenas empresas.

As SGC’s  fornecem garantias complementares para empresas que não têm a totalidade das garantias pedidas pelas instituições financeiras. Essas entidades são formadas por meio da associação de empresários, que pagam uma taxa para ingressarem e uma comissão para os serviços contratados. O fundo de risco da SGC garante as operações das empresas associadas, tornando o crédito mais adequado e com menores custos para a empresa que contratar o financiamento em uma das instituições financeiras conveniadas.

O  Sebrae Nacional aportou R$ 2 milhões no fundo de risco e  também destinou recursos para a operacionalização da mesma, juntamente com a ACIPATOS, o SINDCOMÉRCIO,  a CDL Patos de Minas , a ADESP  - a SICOOB CREDICOPA e a PREFEITURA MUNICIPAL DE PATOS DE MINAS, parceiras da SGC.

Requisitos:

Para Daniel Resende , presidente da SOCIEDADE DE GARANTIA DE CREDITO DO ALTO PARANAÍBA , a mais nova SGC brasileira tem uma tarefa importante a cumprir. “Vivemos em uma região que tem como característica um comércio com forte presença dos pequenos negócios. Queremos facilitar o crédito para esses empreendimentos junto aos nossos parceiros. Essa é uma forma de contribuir para o desenvolvimento do país”, afirma Daniel.

Na opinião de Alessandro Chaves , gerente da Unidade de Acesso a Serviços Financeiros do Sebrae em Minas Gerais, as sociedades de garantia de crédito podem dar um apoio fundamental para alavancar as MPE, porém é preciso lembrar que existem critérios para se beneficiarem de suas operações. “Esse sistema não pode ser visto como panaceia, que irá solucionar todos os problemas. As empresas que buscam garantia de crédito precisam atender a alguns requisitos, como serem formalizadas, apresentarem capacidade de pagamento e possuírem cadastro positivo no mercado”, ressalta o gerente.

Na ocasião o Presidente da ADESP Sr. Daniel Freitas Resende dará posse a nova diretoria - Gestão 2013-2015

DIRETORIA ADMINISTRATIVA

Presidente –         Sr. Lisandro de Queiroz Bicalho

Vice-Presidente – Sr. Vinicius de Moura Dias

Secretária Geral – Sra. Paula Teixeira Silva Reis

1° Secretário –      Sr. Eduardo Queiroz Castanheira

2° Secretário –      Sr. Sebastião da Silva Andrade

1ª Tesoureira –     Sra. Teresinha Gonçalves de Sousa Martins

2° Tesoureiro – Sr. Reginaldo de Souza Natil

CONSELHEIROS FISCAIS EFETIVOS :

Presidente - Sr. José Altamir de Queiroz Braga

Conselheiro - Sr. Breno Pereira da Fonseca Palhares

Conselheiro – Sr. José Carlos Borges Reis

CONSELHEIROS FISCAIS SUPLENTES:

Conselheiro - Sr. José Henrique Santos

Conselheiro – Sr. João Batista Nunes Nogueira

Conselheiro - Sr. Cláudio Nasser de Carvalho

CONSELHEIROS CONSULTIVOS

Coordenador - Sr. Milton Roberto de Castro Teixeira

Ex – Presidente - Sr. Ronaldo Siqueira Santos

Ex – Presidente - Sra. Neusa Rodrigues Moreira

Ex – Presidente - Sr. Jader José de Carvalho

Ex- Presidente - Sr. Sandro Ângelo de Andrade

Ex-Presidente – Sr. João Batista Nunes Nogueira

Ex-Presidente – Sr. Daniel Freitas Resende

Fonte: Assesssoria de Comunicação ADESP