A coleta realizada pelo MG Transplante neste sábado em Patos de Minas vai beneficiar 5 pessoas com rins, fígado e córneas.
É de um jovem de 21 anos, a primeira doação de múltiplos órgãos do ano em Patos de Minas. O rapaz estava internado desde a última quarta-feira (11) no Hospital São Lucas depois de levar um tiro na cabeça. A família da cidade de Varjão de Minas decidiu fazer a doação dos órgãos para ajudar outras pessoas.


O estado de saúde do jovem era muito grave. Ele estava internado na UTI do Hospital São Lucas e nesta sexta-feira (13) os médicos decretaram morte encefálica. A equipe do MG Transplante de Patos de Minas começou a trabalhar imediatamente e conseguiu convencer a família a doar os órgãos.

O médico responsável pelo MG Transplante na região chegou bem cedo. Thompson Marques Palma foi direto para o bloco cirúrgico do Hospital São Lucas fazer a retirada dos órgãos. O trabalho durou cerca de 3 horas. Lá fora o senhor Nivaldo Bento de Morais olhava com esperança para o carro do MG Transplante.


No centro de Hemodiálise do Hospital São Lucas dezenas de pessoas aguardam na fila por transplante de rim. É o caso do senhor Nivaldo. Ele mora na cidade de Vazante e vem a Patos de Minas três vezes por semana para fazer hemodiálise. O transplante de rim é a única chance que ele tem para voltar a viver uma vida normal.

A coleta realizada pelo MG Transplante neste sábado em Patos de Minas vai beneficiar 5 pessoas com rins, fígado e córneas. De acordo com o médico Thompson Marques Palma os transplantes serão realizados nas próximas 24 horas. “Isso que a família desse jovem está fazendo é muito precioso. É um gesto de extrema sensibilidade com o próximo”, concluiu o coordenador do MG Transplante.

Autor: Maurício Rocha