Há mais de cinco anos, pacientes de Patos de Minas precisam viajar cerca de 400 quilômetros quando necessitam de tratamento cardiológico pelo SUS. Mas essa história está prestes a mudar. Nesta semana o município recebeu a CIB aprovando a habilitação pleiteada. A expectativa é de que esta nova especialidade passe a ser oferecida aos pacientes de toda a região ainda neste ano de 2024.
A documentação é uma das etapas necessárias para dar andamento ao processo de credenciamento, no Ministério da Saúde, da Santa Casa de Misericórdia de Patos de Minas como Unidade de Assistência de Alta Complexidade Cardiovascular e para Cirurgia Cardiovascular e Procedimentos em Cardiologia Intervencionista. As próximas etapas consistem em atender questionamentos e demandas do serviço - se necessário - e receber o resultado do pedido da habilitação.
O retorno da cardiologia é mais um avanço para a saúde em Patos de Minas desde a abertura do maior hospital do Alto Paranaíba, levando em consideração instituições públicas e privadas. A Santa Casa de Misericórdia possibilitou a ampliação dos serviços oferecidos à população pelo SUS, e isso só foi possível com a união de esforços entre Prefeitura de Patos de Minas, Associação Beneficente Dr. Paulo Borges, Unipam/Fepam, Governo de Minas Gerais e emendas parlamentares, além do apoio da sociedade patense, que contribui realizando eventos beneficentes e doações.
Cirurgias bariátricas
Um serviço inédito pelo SUS em Patos de Minas começou a ser oferecido graças também à estrutura existente na cidade por meio da Santa Casa de Misericórdia. Em outubro do ano passado, pacientes passaram a contar com a cirurgia bariátrica pelo SUS. Os preparativos para oferecer o novo serviço foram iniciados no começo de 2023 pela Secretaria Municipal de Saúde, a partir da implementação do Ambulatório de Obesidade.
Oncologia
Em 2019, Patos de Minas perdeu a habilitação em oncologia, obrigando o deslocamento de pacientes para fazer o tratamento em outras cidades. Mas, por intermédio da prefeitura, o serviço retornou ao município, sendo oficializado em dezembro de 2022. A Santa Casa de Misericórdia foi habilitada como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON), e o Centro Oncológico AZ com o serviço de Radioterapia de Complexo Hospitalar.
O Centro de Oncologia Doutor Paulo Borges começou a funcionar em junho de 2023. Com o novo espaço, construído especificamente para oferecer quimioterapia e hormonioterapia, os pacientes estão recebendo tratamento mais humanizado, em estrutura que oferece uma série de comodidades essenciais ao funcionamento adequado dos procedimentos oncológicos. Desde a habilitação do serviço, já foram realizadas mais de 7.500 consultas clínicas oncológicas e mais de 2.300 quimioterapias.
Cirurgias e exames
Em 2023 foram realizados, na instituição, 473 partos e 1.902 cirurgias, entre gerais de média complexidade e oncológicas de alta complexidade. Houve também mutirões de catarata e, apenas no ano passado, foram realizadas 1.372 cirurgias dessa especialidade.
Já em relação aos exames, em 2023 a Santa Casa de Misericórdia de Patos de Minas realizou 12.527 tomografias, 39.512 raios-x, 1.818 endoscopias, 2.545 colonoscopias e 1.782 mamografias, além de outros exames externos, como por exemplo holter e mapa, todos marcados via Secretaria Municipal de Saúde.
Também são realizados diariamente, para os pacientes internos na instituição, tomografias, raios-x, endoscopia, colonoscopia, ultrassom/doppler, ecocardiograma transtorácico, ecocardiograma transesofágico, holter, mapa e também serviços terceirizados, como ressonância e cintilografia, garantindo assistência completa ao paciente. A partir de 1º de março, iniciarão as cirurgias urológicas, e os pacientes não precisarão mais se deslocar à Belo Horizonte para ter acesso ao serviço via SUS.
Infraestrutura
Atualmente a instituição conta com 30 leitos UTI Adulto Tipo II, 10 leitos de cirurgia geral, quatro leitos de ginecologia cirúrgica, quatro leitos de oncologia cirúrgica, 42 leitos de clínica geral, cinco leitos clínicos de oncologia, cinco leitos de obstetrícia cirúrgica e cinco leitos de obstetrícia clínica. Dessa forma, totalizam-se 105 leitos, conforme cadastro no CNES.
Também compondo a estrutura de atendimento atual, há três salas cirúrgicas, Central de Material e Esterilização e Pronto Atendimento. Considerando a crescente demanda por parte de toda população da região, além da visível necessidade de expansão da unidade, a obra de expansão que acrescenta uma área de aproximadamente 8 mil metros quadrados beneficiará consideravelmente os municípios da Região Noroeste de Minas Gerais, uma vez que o projeto do novo bloco contempla seis ambulatórios, farmácia central, almoxarifado, manutenção, rouparia e copa. A referida obra ainda conta com espaço reservado para hemodinâmica, bloco cirúrgico com seis salas, centro obstétrico com três salas de pré-parto e puerpério (sendo uma com banheira) e sala para procedimento cirúrgico. Por fim, no terceiro pavimento do local, 105 leitos de enfermaria serão instalados, duplicando a capacidade da instituição hospitalar. A previsão é que a obra seja concluída no próximo mês.
Informe Publicitário