Lagoa Grande deu grande passo nessa quinta-feira (07) para a construção de uma sociedade mais segura e pacífica. O CONSEP- Conselho Municipal de Segurança Pública foi criado e já atua em prol da segurança pública na cidade. O órgão vai criar uma ligação entre a comunidade e os órgãos de segurança do município, possibilitando uma participação mais efetiva da sociedade no que se refere aos problemas relacionados à segurança pública, permitindo à sociedade discutir, elaborar, questionar, buscando soluções adequadas em conjunto com os órgãos de segurança para o bem estar social, tornando a sociedade de Lagoa Grande um ambiente melhor para se viver.

A Mesa Diretora Provisória do CONSEP ficou composta com Adão Landin como Presidente, Márcio como vice-presidente, 1º secretário - Weller Ferreira, 2º secretário João Luiz, 1º tesoureiro Sebastião Dias e 2º tesoureiro Altair Borges. O evento aconteceu na sede do Destacamento da Policia Militar de Lagoa Grande, sendo presidida pelo Sr. Ten PM Diomásio, Comandante do pelotão de Presidente Olegário.

O QUE É O CONSEP?

Conselho Comunitário de Segurança Pública é uma entidade de direito privado, com vida própria e independente em relação à Polícia Militar ou a qualquer outro órgão público; modalidade de associação comunitária, de utilidade pública, sem fins lucrativos, constituída no exercício do direito de associação garantido no art. 5º, XVII, da Constituição Federal/1988, e que tem por objetivos mobilizar e congregar forças da comunidade para a discussão de problemas locais da segurança pública, no contexto municipal ou em subdivisão territorial de um Município.

Está organizado para discutir, analisar, planejar e acompanhar a solução de seus problemas comunitários de segurança. Bem como, desenvolver campanhas educativas e estreitar laços de entendimento e cooperação entre as várias lideranças locais.

Assim, o CONSEP é um inovador ambiente de exercício da cidadania, em que os moradores residentes no espaço por ele abrangido, inteiram-se do trabalho da Polícia Militar e dos órgãos de Defesa Social, tomam consciência da complexidade da intervenção no fenômeno da criminalidade e se mobilizam no sentido do acionamento de outros setores públicos. Permite, por sua natureza, organizar pessoas e segmentos da sociedade civil para agir nas raízes de problemas crônicos que normalmente deságuam em crimes, como o ingresso de adolescentes e jovens no mundo das drogas, o desemprego e o aleijamento social.

É também o local de debate e de promoção da solidariedade entre vizinhos, entre condôminos, entre classes profissionais ou segmentos da comunidade que de algum modo estejam mais expostos à ameaça da criminalidade, como taxistas, motoristas e auxiliares de coletivos, proprietários de estabelecimentos comerciais, comunidade escolar e outros.

É, ainda, o meio de se criarem redes de proteção, nas quais indivíduos reúnem-se e discutem alternativas para colaborar, com atitudes e cuidados objetivos no seu dia-a-dia, para que infratores da lei tenham minimizado as possibilidades de atingir seus intentos delituosos, obstaculizando, portanto, as oportunidades para a prática de infrações, especialmente as que interferem mais na tranqüilidade pública.

Dessa forma, o CONSEP pode vir a ser o que já representa em essência: um espaço fundamental na edificação de um mundo mais solidário, menos violento, mais organizado e mais livre.

Autor: Farley Júnio