A Polícia Militar lançou na manhã desta quinta-feira (18), no Galpão do Produtor Rural, em Patos de Minas, a Operação Cavalo de Aço que mira, principalmente, os chamados “rolezinhos do grau”. Diversas ações serão desencadeadas até janeiro, com o objetivo de deixar o trânsito mais seguro. A operação acontece em todos os 23 municípios da 10° Região da Polícia Militar.

Segundo o tenente Reis, no período do final de ano, é muito comum motociclistas fazerem os chamados “rolezinhos do grau”, que são encontros onde ocorrem diversas manobras que colocam os usuários da via em risco. Geralmente as motos ainda estão adaptadas com escapamentos que produzem barulhos excessivos.

O tenente Reis explicou que quem for pego participando dos “rolezinhos” pode ter que responder criminalmente por diversos crimes de trânsito, além da perturbação de sossego. A pessoa ainda poderá ter que arcar com as multas de trânsito. Veículos adulterados que forem abordados, mesmo não estando em um rolezinho, podem ser apreendidos.

Durante operação, as motos patrulhas do Grupo Especializados de Prevenção Motorizada Ostensiva Rápida (GEPMOR), as patrulhas de operações, as patrulhas de trânsitos e as equipes do turno, além dos alunos soldados, serão empenhadas em diversas ações, como blitz e abordagens.

“As pessoas que andam corretamente não precisam se preocupar, a gente está trabalhando em prol dessas pessoas. Agora, aqueles que costumam causar desordem e cometer infrações podem se preocupar”, destacou o militar.

A operação Cavalo de Aço segue até o dia 04 de janeiro de 2026.