O feriado natalino foi movimentado para as farmácias de Patos de Minas. Elas permaneceram vazias, mas o telefone não parou de tocar durante todo o dia. Os remédios para combater os males causados pelo excesso de bebida alcoólica foram os mais procurados.

A rede de farmácias DrogaNossa preparou um Kit exclusivo para combater a ressaca. Em um único pacote anti-ácido para o estômago, analgésico para a dor de cabeça e anti-tóxico e hepatoprotetor para o fígado e para os rins. Com estes medicamentos os feitos da ressaca vão embora rapidinho, garantem os atendentes da farmácia.

Há, também, outras alternativas que podem amenizar os efeitos do álcool no organismo. Se possível, faça só o que o corpo pede. Fique em casa, no silêncio e no escuro, descansando. E tome muito líquido: água e sucos de frutas para repor as vitaminas e os sais minerais perdidos na batalha contra o álcool. Comida, só se sentir fome. A primeira refeição deve ser leve. Purê de batata, canja de galinha ou chazinho - boldo, de preferência - caem bem.

Mas o melhor mesmo é evitar a ressaca e isso é possível segundo os especialistas tomando os seguintes cuidados: aumente a tolerância fazendo o álcool entrar mais lentamente na corrente sangüínea. A melhor forma de fazer isso é comer bem, antes e enquanto estiver bebendo.

Quanto mais água, melhor. Antes, durante e depois de beber. A água dilui o álcool e reduz as chances de intoxicação. Facilita o trabalho do fígado e dos rins, que eliminam mais rapidamente os resíduos tóxicos do organismo.

Agora, se nada disso resolver, ainda há uma terceira alternativa para ser adotada nas muitas festas que ainda estão por vir. Um copo de cerveja para rebater pode ajudar o fígado a se recompor. É como recuperar um drogado ministrando doses cada vez menores da mesma droga. A cerveja ainda tem a vantagem de estimular o funcionamento dos rins, acelerando a expulsão dos resíduos tóxicos pela urina. Mas isso depende de reações individuais. Há quem não suporte o cheiro de álcool depois de uma bebedeira.