A Polícia Militar levou para a delegacia nessa segunda-feira (22) um jovem de 29 anos por furto e também por roubo. Edson Junior Isaias Silva, conhecido como “Galego”, foi preso por invadir uma casa e furtar uma bicicleta. Em seguida, ele teria invadido duas vezes a casa de uma senhora que mora sozinha e roubado dinheiro e um celular. Imagens de câmeras de segurança ajudaram em sua identificação.

O primeiro crime aconteceu na Rua América Cândida Brito, no Bairro Nova Floresta. A vítima relatou que, ao acordar, percebeu que a bicicleta feminina com cesta na parte da frente de cor branca com lilás não estava mais no local onde havia sido deixada na noite anterior. Por essa razão, ela solicitou à moradora de uma residência que verificasse o sistema de videomonitoramento para apurar se houve o furto e, ao analisar as imagens, foi possível constatar que, por volta das 02h29, um indivíduo de baixa estatura, com tatuagens no braço direito, vestindo bermuda jeans preta, boné vermelho e uma camiseta polo azul com insígnias de empresa na parte traseira, aproximou-se do imóvel, pulando o muro da frente e adentrando no interior da residência.

Ainda de acordo com as imagens, por volta das 02h33, esse mesmo indivíduo é visto lançando a bicicleta por cima do muro, transpondo-o em seguida e conduzindo-a pela rua América Cândida de Brito. A equipe de policiais notou uma forte semelhança física entre o indivíduo registrado nas imagens e Edson, que era apontado como suspeito de ter cometido um roubo na Rua Tenente Carioca, também no Bairro Nova Floresta, ocorrido entre 02h00 e 04h00.

Diante dos fatos, os policiais deslocaram-se até o bairro Alto Limoeiro, endereço apontado como residência Edson júnior, e com a permissão dele, a equipe adentrou o imóvel e, no cesto de roupas sujas localizado no interior do seu quarto, foram encontradas as seguintes vestimentas: um boné vermelho, uma bermuda jeans preta e uma camiseta polo azul com emblemas da empresa, mesmas vestimentas que ele utilizava durante o furto.

Ao ser informado de seus direitos constitucionais e indagado sobre o fato, Edson Júnior negou ter furtado a bicicleta, mas declarou que, nas primeiras horas do dia, havia circulado pelo Bairro Nova Floresta em uma bicicleta com as mesmas características da bicicleta subtraída. Ele afirmou ainda que tal bicicleta foi localizada e posteriormente deixada em um lote vago, mas a bicicleta não foi encontrada.

O outro crime aconteceu na Rua Tenente Carioca. De acordo com a vítima de 64 anos, por volta das 2h da madrugada, enquanto estava deitada em seu quarto, foi despertada por um barulho dentro de sua casa. Ao levantar-se para verificar, foi surpreendida por um indivíduo com parte do rosto coberto por um pano, de pele clara, olhos claros, aproximadamente 1,62m de altura e levemente acima do peso. Ao notar a vítima, afirmou que não a machucaria, apenas queria dinheiro. Sentindo-se ameaçada, a vítima entregou R$ 22,00 a ele, que, insatisfeito, continuou exigindo mais dinheiro. No entanto, a vítima afirmou que era tudo que possuía, e o autor evadiu-se do local.

Após ele fugir, a vítima, ainda assustada, não conseguiu contatar a polícia de imediato, tentando apenas ligar para um de seus filhos, sem sucesso. Por precaução, trancou-se no quarto e permaneceu acordada. Cerca de 4h da madrugada, a vítima ouviu novamente a voz do mesmo indivíduo forçando a porta do seu quarto, exigindo mais dinheiro. Ela informou que não possuía mais nada e ameaçou chamar a polícia. Ele disse que seria pior se ela ligasse, insistindo apenas em dinheiro. Preocupada com sua segurança, a vítima propôs entregar seu celular ao autor para que ele partisse, o que ele aceitou.

Ela abriu a porta do quarto e acompanhou o autor até a saída da casa, onde entregou o telefone. Ao sair, o criminoso deixou o portão da garagem aberto e foi visto saindo em uma bicicleta branca. A vítima relatou que, na primeira vez, o autor pulou o muro da frente, visto que, a cerca elétrica apresentava uma violação, e entrou pela porta da sala, que estava fechada, mas não trancada. Na segunda ocasião, ele entrou pelo portão da garagem, que deixou aberto após, na primeira ocasião, pegar as chaves do portão que estavam no sofá da sala.