O 2º Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal vai acontecer, dia 26 de setembro, em Patrocínio, durante o 16º Seminário do Café do Cerrado. A premiação é promovida pela Emater-MG, que vai escolher o queijo de melhor qualidade, entre os produzidos nas regiões do Cerrado, Canastra, Araxá e Serro. As inscrições para o 2º Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal vão até o dia 20 de setembro e devem ser feitas nos escritórios locais da Emater-MG dos municípios participantes do Programa Queijo Minas Artesanal.
Os queijos apresentados devem ter período de maturação de no mínimo 10 dias. O produtor deverá entregar duas peças produzidas por ele, sendo uma para reserva e outra para degustação durante o concurso. A comissão julgadora irá analisar as seguintes características: textura, cor, consistência, sabor, aroma e apresentação (formato e acabamento). Diferente da primeira edição, realizada no ano passado, desta vez todos os concorrentes precisam ser cadastrados no Instituto Mineiro de Agricultura (IMA).
As quatros regiões tradicionalmente caracterizadas como produtoras do Queijo Minas Artesanal abrigam cerca de 10.773 produtores que colocam no mercado mais de 33 mil toneladas de queijos por ano. Para oferecer um alimento de qualidade, os produtores obedecem às normas da Lei 14.185, que exige, entre outras coisas, higienização adequada em todas as fases da produção e saúde do rebanho.
Centros de Qualidade
Patrimônio cultural brasileiro e fonte de renda de milhares de agricultores familiares, o Queijo Minas Artesanal recebe constante incentivo da Emater-MG. Recentemente, a empresa elaborou um projeto para a construção de dois Centros de Qualidade, um no município de Medeiros, na Serra da Canastra, e outro em Rio Paranaíba, região do Cerrado. O objetivo dos centros é facilitar a comercialização do queijo produzido e conferir ao alimento uma padronização que aumente seu valor agregado no mercado.
Juntos, os dois Centros de Qualidade poderão armazenar nove toneladas de queijo e também serão responsáveis pela maturação, classificação e embalagem, que traz a identificação do produtor e o selo do IMA. Segundo o coordenador técnico estadual do Programa Queijo Minas Artesanal, Élmer Ferreira Luiz de Almeida, os centros vão dar condição para a padronização do queijo comercializado conforme as normas de segurança alimentar exigidas em lei. "Com essa iniciativa o produtor terá a oportunidade de atender uma demanda maior com um queijo selecionado", acrescenta.
Inscrições para o concurso Estadual do Queijo Minas que acontece em Patrocinio terminam sábado
O 2º Concurso Estadual do Queijo Minas vai acontecer, dia 26 de setembro, em Patrocínio, durante o 16º Seminário do Café.
Para receber todas as notícias pelo WhatsApp!
Últimas
NOTÍCIAS
- 31/03/2026
- em Cidade
Criança de 10 anos é encontrada morta em represa no Bosque da Matinha, em Patrocínio
- (2)
- COMPARTILHAR
- 31/03/2026
- em Policiais
Jovem que retornava de evento de “rachas” tenta fugir da PRF, mas é abordado em Patos de Minas
- (2)
- COMPARTILHAR
- 31/03/2026
- em Policiais
Tráfico de drogas em residência com recém-nascido termina com três pessoas presas em Patos de Minas
- (1)
- COMPARTILHAR
- 31/03/2026
- em Policiais
Casa usada como depósito de drogas é descoberta e dois acabam presos em Patos de Minas
- (0)
- COMPARTILHAR
- 31/03/2026
- em Cidade
Vai tirar carteira de habilitação: veja o passo a passo após as novas regras implantadas pelo Detran
- (1)
- COMPARTILHAR
- 30/03/2026
- em Regionais
Carreta tomba após passar por buracos e espalha carga de soja na BR-352, em Abadia dos Dourados
- (1)
- COMPARTILHAR
- 30/03/2026
- em Regionais
Polícia Militar age rápido, prende suspeito e recupera veículo furtado em Patrocínio
- (0)
- COMPARTILHAR
- 29/03/2026
- em Regionais
Suspeitos são presos com celular roubado antes mesmo da vítima registrar a ocorrência em São Gotardo
- (0)
- COMPARTILHAR
- 27/03/2026
- em Regionais
Idoso de 66 anos é indiciado por espionar adolescentes no banheiro por meio de buraco oculto na parede
- (3)
- COMPARTILHAR
- 31/03/2026
- em Gerais
CPI do Crime Organizado convoca Ibaneis, Cláudio Castro e Campos Neto
- (0)
- COMPARTILHAR
- 31/03/2026
- em Gerais
Lula sanciona lei que amplia licença-paternidade; aumento será gradual e chegará a 20 dias em 2029
- (0)
- COMPARTILHAR
- 31/03/2026
- em Gerais
Lula se despede de ministros e confirma Alckmin como vice em chapa
- (0)
- COMPARTILHAR
- 31/03/2026
- em Gerais
Medicamentos podem ter reajuste de até 3,81% a partir desta terça
- (0)
- COMPARTILHAR
- 30/03/2026
- em Gerais
Força integrada contra o crime apreende mais de 1 tonelada de drogas
- (0)
- COMPARTILHAR
- 30/03/2026
- em Gerais
Bolsonaro tem 24h para explicar fala de Eduardo sobre acesso a vídeo
- (2)
- COMPARTILHAR