Termina nesta sexta-feira (01) o prazo para vacinar contra a influenza. Depois de um início preocupante, Patos de Minas conseguiu atingir a meta de cobertura do público-alvo alcançando os 80% estipulados pelo Ministério da Saúde. Este ano, além dos idosos com 60 anos ou mais, o grupo é formado também por gestantes, crianças de seis meses a 2 anos incompletos e trabalhadores da área de saúde que atendem casos de influenza.

A Campanha de vacinação contra a gripe foi aberta no dia 05 de maio e deveria ter sido encerrada no dia 25 do mesmo mês, mas por causa da baixa procura em todo o país, o Ministério da Saúde decidiu prorrogar o prazo para a vacinação. Quem ainda não foi imunizado com a influenza tem até esta sexta-feira (01) para receber a dose da vacina.

Na região de Patos de Minas, a estimativa é de que 40 mil pessoas sejam imunizadas. A Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou 22 unidades de saúde para aplicar as doses da vacina na população. As pessoas incluídas no público alvo da campanha devem procurar uma destas unidades levando o cartão de vacinação.

A vacina é contra-indicada somente para pessoas que têm alergia grave a ovo de galinha e a seus derivados, bem como para aquelas que apresentaram reações anafiláticas graves a doses anteriores. A contra-indicação é válida somente nos casos de alergia grave, ou seja, são aquelas pessoas que não podem comer sequer alimentos feitos que levem ovo. Além disso, pessoas que estiverem com doenças agudas febris moderadas ou graves devem adiar a vacinação até o desaparecimento dos sintomas.

No caso das crianças, é preciso uma atenção maior dos pais ou responsáveis, pois eles deverão levá-las duas vezes aos postos de vacinação, que entre uma dose e outra tem um intervalo de 30 dias.

Autor: Maurício Rocha