A Unidade da Fundação Hemominas de Patos de Minas está precisando de doadores de sangue. Os estoques chegaram a níveis críticos, a ponto de hospitais terem que cancelar cirurgias eletivas por que as três bolsas de sangue do tipo sanguíneo solicitadas que estavam no estoque precisaram ser reservadas para uma situação de emergência. Foi o que aconteceu nessa quinta-feira (04) com o Hospital Regional.

De acordo com o coordenador do Hemonúcleo de Patos de Minas, Alfredo Dixini, alguns fatores contribuíram para a queda no número de doadores no final de ano passado e nesse início de 2022. O primeiro deles é o período de férias, em que muitos doadores viajaram. As chuvas intensas também dificultaram as doações. Segundo ele, os fechamentos de rodovias impediram que caravanas de outras cidades fizessem doações.


Tem ainda a nova onda da Covid-19. Alfredo Dixini explica que o tempo de isolamento diminuiu, mas ainda assim, o doador acometido pela Covid-19 só pode comparecer ao Hemonúcleo para fazer a doação sete dias após o fim dos sintomas. Segundo o médico, para quem não realiza o teste e apresenta sintomas o tempo de espera é ainda maior.

Ao mesmo tempo em que convoca os doadores para comparecerem ao Hemonócleo, o médico também pede aos hospitais para que incentivem as pessoas a doarem sangue. O documento que cria a unidade da Fundação Hemoninas em Patos de Minas prevê que as unidades de saúde que utilizam sangue também contribuam para que mais pessoas se tornem doadoras.

Para se tornar um doador de sangue basta acessar o site http://www.hemominas.mg.gov.br/ e marcar o horário da doação. O Unipam está doando transporte para as pessoas chegaram ao até o Hemonúcleo, que fica na rua Major Gote, 1255 – ao lado do Hospital Regional. Saiba mais no 0800940 - 4006.