O Corpo de Bombeiros foi acionado na tarde desta segunda-feira (12) para controlar uma queimada de grandes proporções que atingiu a chamada Mata do Cachorro. A área de preservação permanente pertence ao Parque Municipal da Mata do Catingueiro e sofre permanentemente com as queimadas.

Nesta tarde, o Corpo de Bombeiros enviou quatro equipes para o local para fazer o controle das chamas. Com o auxílio de caminhão auto bomba e de caminhão pipa da Prefeitura, ficou mais fácil fazer o controle do incêndio. Com jatos de água, os bombeiros conseguiram apagar as chamas rapidamente. O Corpo de Bombeiros ainda não calculou o tamanho da área queimada.

Esta época do ano, com a escassez das chuvas e a vegetação mais seca, registra o maior número de queimadas. A Mata do Catingueiro é vítima constante. A área de preservação já perdeu boa parte de sua vegetação, consumida pelas chamas. No ano passado, o Ministério Público abriu investigação para apurar uma queimada que causou grande devastação.

No início deste ano, ambientalistas promoveram o plantio de mudas para tentar recompor a vegetação. A Prefeitura também abriu aceiros no meio da Mata para permitir o acesso dos caminhões de combate a incêndio. Isso facilita o combate às chamas e também evita a propagação do incêndio. Um esforço conjunto para preservar o Parque Municipal da Mata do Catingueiro.

Em artigo publicado no Patos Hoje, o professor doutor Saulo Gonçalves explica os prejuízos causados pelas queimadas. Veja .