A emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) para aves e suídeos, seja para qual for a sua finalidade e destino, passa a ser obrigatoriamente eletrônica a partir de 31de outubro, de acordo com a Portaria nº 934 de 23 de setembro de 2008, do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).

A suinocultura e avicultura de Minas Gerais já operam desde setembro com o Sistema de Georeferenciamento de Defesa Sanitária Animal (GeoDsa) e é através dele que serão emitidas as GTAs, nas unidades do IMA ou através de médicos veterinários habilitados para a emissão do documento.

É importante ressaltar que o profissional que não estiver operando o GeoDsa, ou que descumprir algum item relacionado na Portaria, terá sua habilitação cancelada. Atualmente há 71 médicos veterinários habilitados para a atividade.

Através do novo sistema, os profissionais passarão a enviar semanalmente os relatórios de movimentação de aves e suínos no Estado e o IMA terá uma maior facilidade na disponibilização de dados de trânsito em menor tempo, melhor controle das atividades do setor e dos dados cadastrais dos estabelecimentos produtores, dentre outras vantagens.

No mês de setembro o IMA promoveu um treinamento para a utilização do GeoDsa para habilitados, já que a emissão de GTA por eles estava condicionada à participação no curso.

Para o diretor-geral do Instituto, Altino Rodrigues Neto, essas mudanças são necessárias tendo em vista a evolução da informatização. "Temos que estar atualizados para não ficarmos para trás. A modernização dos processos traz diversos benefícios como agilidade na transmissão dos dados e informações mais precisas e seguras", concluiu.