Um grupo de São Paulo está interessado em arrendar e reativar o Hospital São Lucas em Patos de Minas. As negociações estão adiantadas e a previsão é de que o negócio seja fechado até a próxima semana. A expectativa é de que a unidade hospitalar volte a funcionar com atendimento pelo Sistema Único de Saúde.

O Hospital São Lucas encerrou suas atividades em Patos de Minas no dia 18 de outubro do ano passado. Mais de 50 leitos de UTI adultos e pediátricos, maternidade, hemodiálise, entre outros serviços deixaram de ser prestados, prejudicando a população carente, uma vez que a unidade hospitalar oferecia esses atendimentos pelo Sistema Único de Saúde.

Para amenizar o impacto do fechamento do Hospital São Lucas, autoridades e entidades do município aceleraram o processo de criação da Santa Casa de Misericórdia. O novo hospital já está funcionando, mas não é suficiente para atender a demanda. Muitos serviços ainda não foram credenciados junto ao SUS, como a hemodiálise e a Oncologia.

A proposta de reativação do Hospital São Lucas é bem recebida pelas lideranças do município. Segundo Sérgio Piau, proprietário do hospital, as bases do negócio já estão definidas. Segundo ele, o grupo é da cidade de São Pulo e chega com a proposta de reativar e ampliar os atendimentos que eram realizados pelo Hospital São Lucas no município.

Sérgio explicou que o grupo interessado no arrendamento da estrutura do Hospital São Lucas informou que vai manter os atendimentos pelo Sistema Único de Saúde. A assinatura do contrato está marcada para a próximo quinta-feira (03).