O treinamento aconteceu neste dia 23 e foi dirigido aos profissionais das equipes de Vigilância Sanitária que pertencem as vinte cidades sob a jurisdição da GRS/Patos de Minas para apresentar as normas da Vigilância Sanitária a fim de esclarecer os serviços de assistência odontológica, contidas na recente Resolução SES/MG nº 1559/2008, e concomitantemente treiná-los para realizarem inspeções em consultórios odontológicos e em clínicas de fisioterapia.
Este encontro faz parte do Planejamento Anual da VISA, no qual se foca a educação permanente por meio de uma série de treinamentos realizados mensalmente.
Os temas abordados no dia de hoje fazem parte do trabalho cotidiano destes profissionais, pois o Alvará Sanitário é concedido aos estabelecimentos mediante inspeção da equipe de Vigilância Sanitária que observa diversos itens referentes à organização, uso correto dos equipamentos, instalações físicas adequadas, recursos humanos habilitados e capacitados para a realização dos processos, a fim de gerenciar os riscos à saúde da população.
Na abertura, Maria Teresa Xavier de Mendonça, coordenadora e autoridade sanitária da VISA - GRS/Patos de Minas destacou o seguinte ponto: “Por mais pequeno que seja o consultório ou a clínica, todos os municípios possuem estes dois tipos de estabelecimentos, sendo importante demonstrar permanentemente aos profissionais dentistas e fisioterapeutas a importância das avaliações críticas acerca dos riscos, tanto para a segurança deles quanto para os pacientes”.
Antônio Eustáquio Maia, diretor da GRS/Patos de Minas disse: “Mesmo que tenhamos uma tecnologia avançada, é necessário que haja intervenções para garantir a melhoria da qualidade dos serviços, que é mais um passo para a consolidação do Sistema Único de Saúde”.
O curso possibilitou a interação dos participantes, esclarecendo as dúvidas e levantando assuntos de interesse geral, pertinentes à realidade de cada município, conforme ratificado pela participante Maria José Braz, da Vigilância de Saúde do município de Patos de Minas: “O treinamento é importante para as atividades que desempenhamos, pois capacita o fiscal, independente de ser ou não dentista ou fisioterapeuta. Para aprender as rotinas diárias do consultório ou da clínica, necessitamos de uma educação permanente para nos adequar à legislação, de acordo com realidade da região”.
Os técnicos da VISA de nossa GRS discorreram durante o treinamento sobre a documentação para licenciamento de consultórios odontológicos e clínicas de fisioterapia, projetos arquitetônicos, inspeção, biossegurança e esterilização.