Alguns casos de Gripe A foram registrados em Patos de Minas e região e especialistas orientam as pessoas a continuarem com os hábitos adotados durante a epidemia da doença em 2009. A higienização das mãos com álcool em gel é uma das formas de evitar o contágio com a doença. A outra forma é a vacinação.

Muitos já se esqueceram da doença, mas a doença continua fazendo vítimas na região. Alguns casos foram investigados com resultado positivo na cidade e também na região. A doença é provocada por um vírus influenza que se dissemina principalmente pelo contato com áreas infectadas e pela inalação através da respiração.

Isso geralmente acontece de pessoa para pessoa através de gotículas provenientes da tosse e espirro de alguém com gripe A. Com isso, o vírus se espalha no ar e é depositado na boca ou nariz de pessoas por perto. O vírus da gripe A também pode ser transmitido quando a pessoa toca gotículas respiratórias em outra pessoa ou objeto e então toca a própria boca, nariz ou olhos antes de lavar as mãos.

Por isso a importância do álcool em gel para higienizar as mãos, evitando assim a propagação do vírus para outras pessoas. A outra forma de prevenção é a vacinação. Nas clínicas particulares, as doses da vacina podem ser adquiridas ao preço de R$65,00 para adultos e R$45,00 para crianças.

Os principais sintomas da doença são febre, dor no corpo, sonolência, falta de apetite, tosse, coriza, sonolência, dor de garganta, náusea, vômito e diarreia. A doença pode gerar ainda vários outros sintomas e pode levar até a morte. A orientação é para as pessoas que estiverem com esses sintomas procurarem atendimento médico.

Autor: Farley Rocha